Saúde

Harvard lista empregos que causam mais infelicidade; confira se o seu está no ranking

Reprodução // Pixabay
Renomada universidade divulgou ranking das profissões que causam mais infelicidade  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Pixabay

Publicado em 31/07/2023, às 15h38   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo de Harvard revelou que nem todos os empregos podem gerar a tão buscada felicidade — e, em algumas ocasiões, podem até causar o extremo oposto. Diante deste fato, muitas pessoas se perguntam: quais são os empregos que causam mais infelicidade?


Para descobrir este dado, a Universidade de Harvard conduziu um estudo de 85 anos, desde 1938, com mais de 700 profissionais de todo o mundo e os questionou sobre suas vidas profissionais a cada dois anos. O objetivo era determinar quais fatores são capazes de aumentar ou diminuir a felicidade no trabalho. 


Como resultado, descobriram que as profissões mais infelizes são, na maioria das vezes, as mais solitárias, nos quais os funcionários não têm a oportunidade de trabalhar com uma equipe.


O estudo conclui que o segredo para viver uma vida mais feliz, saudável e longa, não é dinheiro, sucesso profissional, exercícios ou uma dieta saudável – relacionamentos positivos são o que tornam as pessoas felizes ao longo de suas vidas. Segundo matéria do Globo, isso também se aplica ao nosso trabalho.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

As tarefas solitárias fazem com que as horas de trabalho pareçam mais longas, informam os pesquisadores. A falta de interações sociais também afeta negativamente a saúde, situação que costuma se agravar, de acordo com o estudo, quando se adicionam rotações ou turnos noturnos.


Nesse sentido, a Universidade de Harvard estabeleceu que estes são os sete empregos que geram maior insatisfação nos trabalhadores:


Entregadores
Motoristas de caminhões de longa distância
Guardas de segurança
Trabalhos com horários noturnos, como vigilantes e porteiros
Trabalhos remotos
Atendimento ao cliente
Comércio varejista


Na pesquisa, é explicado que a presença da profissão de atendimento ao cliente se deve às interações negativas, uma vez que é difícil lidar com pessoas impacientes ou com problemas constantes. É por isso que os funcionários costumam se sentir mais frustrados e estressados.


Socializar faz bem para a saúde mental


A pesquisa também aborda a importância das relações interpessoais no trabalho, que podem ajudar a aliviar o sentimento de solidão, além do estresse que pode ser gerado por um dia cansativo. Além disso, reforça que o trabalho em equipe é necessário não apenas para a produtividade, mas também para o moral dos funcionários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp