Saúde

Médicos cooperados da Unimed na Bahia convocam assembleia contra venda de hospital

Reprodução/Google Street View
Em uma carta aberta, médicos cooperados acusam a companhia de discutir a questão de forma não transparente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 24/08/2022, às 20h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Médicos cooperados da Unimed na Bahia marcaram para esta sexta-feira (26) uma Assembleia Geral Extraordinária para protestar contra a venda de seu hospital, em Feira de Santana, para a Rede D’or.

Em uma carta aberta, os profissionais acusam a companhia de discutir a questão de forma não transparente.

Segundo o documento"de forma absolutamente açodada e sem prestar quaisquer informações ou esclarecimentos sobre quais matérias serão objeto de apreciação e aprovação por nós, cooperados", a empresa teria encaminhado no dia 15 de agosto edital de convocação informando, de modo vago, tratar da deliberação sobre eventual fusão, incorporação ou desmembramento envolvendo ativos da Unimed Baía de Todos os Santos.

Diante do caso, os profissionais afirmam que procuraram a direção da companhia para prestar esclarecimentos sobre os temas do edital e porque eles não foram elencados de forma transparante. Inicialmente, a resposta era de que se tratava de algo "confidencial", mas logo em seguida foi revelado que a discussão era para aprovar a venda do hospital para o Grupo D’or, sob a justificativa de realizá-la em razão de uma antiga dívida fiscal que poderia comprometer a solvência e continuidade das atividades da cooperativa.

Os cooperados afirmam ainda que a direção da Unimed informou que a operação envolveria também a venda de participação minoritária no Hospital Santa Emília pelo Grupo D’or para a cooperativa através de mecanismo de troca de participação. Por conta disso, expressam "enorme preocupação com o assunto e com a forma atabalhoada, amadora e escusa que o mesmo vem sendo conduzido".

Na carta, citam recentes denúncias de profissionais do Grupo D’or que acusaram a companhia de assédio moral. O caso foi noticiado em maio pelo BNews. À época, a rede negou as denúncias.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp