Saúde
Publicado em 25/06/2022, às 18h31 Redação Bnews
A partir deste sábado (25), estados e municípios devem oferecer a vacina contra a gripe no SUS a todos acima de seis meses de idade, conforme decisão do Ministério da Saúde. A programação da imunização será de acordo com a localidade onde o imunizante será aplicado.
Leia também:
Brasil registra 324 mortes e mais de 66 mil casos de Covid
Salvador registra 283 casos de Covid-19 em 24 horas; confira dados de internação
A rotina estava na segunda fase que incluia gestantes, crianças, indígenas, população carcerária, professores e outras categorias profissionais. O público-alvo definido para a campanha deste ano é de 77,9 milhões de pessoas, mas somente 36,1 milhões de doses haviam sido aplicadas – cobertura de 53,5%, até sexta-feira (24).
Segundo informações de pesquisas fornecidas ao site R7, a cobertura vacinal é menor entre gestantes (35,2%) e crianças (42,6%). Cerca de 60% dos idosos buscaram a imunização até o momento, mesmo patamar dos profissionais de saúde.
Em 2021, os maiores contingentes dos grupos prioritários – idosos, crianças, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde. O Ministério da Saúde encomendou 80 milhões de doses ao Instituto Butantan. Como menos da metade foi aplicada, o restante continuará sendo usado em quem chegar nos postos de saúde até que os estoques acabem.
O imunizante está atualizado para as cepas de influenza que devem circular com mais intensidade neste ano, incluindo a H3N2 Darwin, que causou surtos entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 em algumas localidades do Brasil.
O reforço da Covid-19 pode ser tomado junto com a vacina da gripe, exceto para adolescentes.
Classificação Indicativa: Livre
Bom e Barato
Top de linha
Metade do preço
Aparelho top
Imperdível