Saúde

OMS alerta que ômicron pode facilitar reinfecção por Covid

Reprodução/NIAID
Estudos preliminares sugerem que cepa pode reduzir atividade neutralizante de anticorpos produzidos por imunidade natural  |   Bnews - Divulgação Reprodução/NIAID

Publicado em 08/12/2021, às 10h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira(8) que pessoas que já tiveram Covid-19 poderiam ser reinfectadas mais facilmente pela Ômicron, mais recente variante de preocupação do novo coronavírus.

De acordo com informações do jornal Estado de São Paulo, a entidade alerta que estudos preliminares sugerem que a cepa pode reduzir a atividade neutralizante de anticorpos produzidos pela imunidade natural.

"Isso pode explicar porque a variante parece estar espalhando-se rapidamente em uma população altamente imune como a da África do Sul, na qual a cobertura atual de vacinação em adultos é de cerca de 35%, mas em que os níveis de soroprevalência são estimados em até 60-80% devido a infecções anteriores", explica a entidade, em relatório epidemiológico.

Identificada pela primeira vez na África do Sul, a presença da Ômicron já foi confirmada em ao menos 50 países. Ela preocupa os especialistas em virtude das alterações genéticas que acumula - algumas delas na proteína spike, essencial para infectar células humanas.

Também de acordo com a OMS, existem evidências de que a cepa tem vantagens de crescimento naturais em relação a outras variantes em circulação. Contudo, ponderou que ainda não existem definições sobre o impacto disso na transmissibilidade.

A organização ressalta ainda que, até a última segunda-feira (6), todos os 212 casos da cepa identificados na União Europeia apresentaram sintomas leves ou moderados.

"Mesmo se a gravidade for igual ou potencialmente ainda mais baixa do que a da variante Delta, espera-se que as hospitalizações aumentem se mais pessoas forem infectadas", pondera.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp