Saúde

OMS: cerca de 15% dos trabalhadores no mundo têm transtornos mentais

Pixabay
Estes transtornos geral à economia um gasto em cerca de US$ 1 trilhão  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 28/09/2022, às 15h55   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje (28) que cerca de 15% dos trabalhadores adultos no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental. A entidade, junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), cobra ações concretas para abordar questões relacionadas à saúde mental e o mercado de trabalho.

A estimativa de ambas as organizações é que diagnósticos de depressão e ansiedade custam à economia global algo em torno de US$ 1 trilhão anualmente.

“Diretrizes globais da OMS sobre saúde mental no trabalho recomendam ações para enfrentar riscos como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que geram estresse no trabalho”, destacou a agência especializada em saúde.

Pela primeira vez, a OMS recomenda, por exemplo, treinamento gerencial para que se desenvolva a capacidade de prevenir ambientes de trabalho estressantes, além de habilitar gestores para responder a casos de trabalhadores com dificuldades no âmbito da saúde mental.

“O bullying e a violência psicológica [também conhecida como mobbing] são as principais queixas de assédio em local de trabalho com impacto negativo na saúde mental. Entretanto, discutir ou dar visibilidade à saúde mental permanece um tabu em ambientes de trabalho de todo o mundo”, alerta a instituição.

Saúde mental e métodos para melhorar

Considerada uma das atividades físicas mais completas, por trabalhar corpo, mente e alma, a dança é um instrumento poderoso para a saúde mental. Exige concentração, realização de movimentos, ritmo e controle da respiração. Com a frequência cardíaca aumentada, os neurônios são mais estimulados e o organismo libera substâncias que compõem vias neurais, extremamente importantes para o equilíbrio do corpo.

O neurocirurgião Allan França explica que pacientes com baixa produção de serotonina – hormônio que proporciona calma, tranquilidade e felicidade – precisam de medicamento para regular a taxa e combater a depressão. Além disso, a atividade física é uma forte aliada no tratamento, pois, por si só, eleva esses níveis.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp