Saúde

Outubro Rosa: médica oncologista dá dicas importantes para diagnosticar câncer de mama

Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia
Em entrevista ao BNews Agora, médica oncologista ofereceu instruções para as mulheres perceberem sinais anormais no corpo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia
Daniel Brito

por Daniel Brito

[email protected]

Publicado em 11/10/2022, às 21h44



Para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama, as pacientes podem seguir algumas dicas reparando no próprio corpo. Em entrevista ao BNewsAgora na noite desta terça-feira (11), a médica oncologista clínica Lygia Tinocco deu algumas orientações às mulheres.

"Podemos observar nossas mamas diariamente no espelho, ver se há alguma alteração no mamilo ou na pele, alguma assimetria, ou seja, se alguma mama está maior do que a outra. Alguma mudança de volume na mama. Uma vez por mês, de preferência logo após a menstruação, é interessante fazer uma apalpação no chuveiro, pois ensaboada, a mão desliza melhor, e a gente pode sentir se tem algum nódulo, caroço ou algo embaixo da axila", instruiu.

Durante a entrevista, a especialista lembrou que o avanço da medicina fez com que a doença deixasse de ser, na maioria das vezes, uma doença terminal e passasse a ser tratável e com possibilidade de cura, principalmente em caso de diagnóstico precoce.

"Hoje em dia temos medicações novas, terapias-alvo, um diagnóstico mais precoce, a população tem mais acesso a exames mais elaborados que podem fazer com que a gente dê esse diagnóstico mais precoce, com maior chance de cura. Existem tratamentos que estão mais avançados e que podem fazer com que as pacientes fiquem curadas, além do controle, que hoje em dia permite a alguns paciente svivê-la como se fosse uma doenaça crôniuca, convivendo com ela por anos fazendo um acompanhamento e o tratamento adequado", pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags