Saúde

Pesquisadores desenvolvem vacina universal da gripe com 17 versões do vírus

Reprodução // Tânia Rego // Agência Brasil
Vacina universal da gripe utiliza tecnologia de RNA mensageiro, impulsionada com o desenvolvimento das aplicações para Covid-19  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Tânia Rego // Agência Brasil

Publicado em 25/11/2022, às 16h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova vacina universal para o vírus Influenza, causador da gripe, com 17 subtipos do patógenos a mais que a versão atual disponível.

A nova vacina induziu anticorpos de forma bem sucedida em testes com animais e os protegeu contra óbito por todos os 20 subtipos do Influenza conhecidos hoje, alguns letais.

O objetivo desse novo tipo de imunizante, segundo o Ig, é promover uma resposta imunológica mais ampla contra o vírus, que apesar de causar uma doença mais branda hoje ainda provoca um número considerável de mortes.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Os cientistas publicaram o estudo que demonstrou o potencial da vacina em animais. Nele, escreveram que “é difícil criar vacinas pré-pandêmicas eficazes porque é incerto qual subtipo do vírus Influenza causará a próxima pandemia”.

Hoje os imunizantes são trivalentes (contra 3 subtipos) ou tetravalentes (4 subtipos), no caso das injeções disponíveis na rede privada, embora existam 20 versões conhecidas do Influenza.

Agora, por conta da pandemia de Covid-19, eles decidiram criar uma nova vacina com a tecnologia inovadora de RNA mensageiro (RNAm), que é alvo de pesquisas há décadas.

Nos testes com animais, o novo imunizante induziu níveis altos de anticorpos para todos os 20 subtipos. Se a estratégia se mostrar de fato eficaz, eles acreditam que pode até mesmo dispensar a necessidade de vacinar a população todo ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp