Saúde

Professor de educação física detalha cuidados a serem tomados para prática de exercícios físicos

Reprodução/ Redes Sociais
Dicas do professor surgem após mulher ter mal súbito enquanto caminhava na Bonocô  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 30/08/2023, às 14h50 - Atualizado às 15h35


FacebookTwitterWhatsApp

Após a morte de uma mulher que fazia uma caminhada na avenida Mario Leal Ferreira, conhecida por Bonocô, na manhã desta quarta-feira (30), em virtude de uma parada cardiorrespiratória, o BNews procurou um especialista de educação física para entender quais os riscos de um mal súbito e de que maneira a atividade física e o exercício contribuem para a melhoria do bem-estar.

O professor de educação física e nutricionista, Carlos Espinheira, contou que antes de tomar qualquer atitude do ponto de vista da prática de exercícios, é importante procurar um médico para realizar todos exames e investigar se há algum problema de saúde preexistente.

“Nós não sabemos o histórico de saúde dessa pessoa veio a óbito hoje, mas pode ser que ela tenha algum problema de saúde e por essa razão tenha tido esse mal súbito. Independentemente disso, os cuidados precisam ser tomados como procurar um médico e a partir daí pode iniciar um trabalho. Em segundo plano é importante respeitar os limites do corpo, ou seja, se o aluno só suporta 20 minutos de musculação ele pode cumprir esse programa e com o passar do tempo ir progredindo”, salientou.

Espinheira também sinalizou para a necessidade de uma alimentação equilibrada e uma hidratação correta. “O corpo humano é uma máquina, mas ele precisa ser cuidado para que não venha a falhar. Diante disso é importantíssimo uma boa alimentação com alimentos nutritivos como frutas, legumes, raízes. Evitar embutidos e industrializados é o ideal, porque um corpo mal nutrido pode trazer prejuízos”, disse. Ele alertou ainda para a hidratação e lembrou que o corpo humano é constituído de 70% de água, dessa forma recomendou de 2 a 2,5 L de ingestão de água por dia a fim de que o organismo esteja bem hidratado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp