Saúde

Projeto visa aplicar teste que detecta vírus 'primo' do HIV em exames durante a gravidez; entenda

Daniel Reche por Pixabay
Teste que detecta vírus poderá prevenir que bebês se contaminem com o vírus HTLV  |   Bnews - Divulgação Daniel Reche por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 04/03/2023, às 11h18


FacebookTwitterWhatsApp

Os especialistas andam preocupados após sair um estudo recente sobre um vírus semelhante ao HIV. De acordo com o site da Câmara Legislativa, já existe um grande número de casos registrados. Para evitar uma possível contaminação nos bebês, um projeto pensa em obrigar que grávidas realizem um teste que identifique a presença do vírus HTLV durante a gestação.

De acordo com as estimativas do Ministério da Saúde, a infecção desta doença atinge até 2,5 milhões de brasileiros e pode se espalhar entre as gestantes. Além disso, o vírus é passado através da amamentação e por relações sexuais.

O vírus não destrói o sistema imunológico, mas pode manifestar quadros graves como doenças da medula espinhal, doença neurológica degenerativa grave ou leucemia das células T.

Mesmo sabendo desses riscos, os únicos testes que são obrigatórios no período pré-natal são o de sífilis e o próprio HIV. Vendo a alta dos casos, o líder do Governo na Câmara Legislativa do DF, deputado distrital Robério Negreiros (PSD), apresentou um projeto de lei (144/2023) para que seja obrigatório constar nos exames durante a gestação o teste HTLV para gestantes na capital do País.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp