Saúde

Próxima epidemia no Brasil pode ser de vírus com sintomas similares à chikungunya, zika e dengue; confira

Pixabay
Vírus Mayaro já circula em regiões urbanas do Brasil  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 02/05/2023, às 20h28   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Após longos três anos combatendo o coronavírus, os cientistas já apontam possíveis novas epidemias em território brasileiro. Segundo Gustavo Cabral, imunologista PhD pela USP, e a Dra Carla Claser, imunologista, parasitologista PhD e líder de pesquisa no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, existe um vírus, que possui características muito similares ao chikungunya e que já circula em regiões urbanas, com potencial para atormentar o Brasil: o mayaro

"É importante entender que, embora o vírus mayaro seja epidêmico e emergente na região da 'Amazônia Legal', trata-se de uma doença negligenciada, ou seja, que não é muito conhecida pela população brasileira", afirmou.

Nos últimos anos tem-se observado um aumento da circulação desse vírus, principalmente em regiões urbanas. O que não sabemos é se esse aumento é em virtude da baixa vigilância epidemiológica ou devido à adaptação do vírus ao ciclo urbano.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A escassez de informações quanto à circulação do vírus, fisiopatologia e tratamentos disponíveis enfraquece a infraestrutura do país no combate à doença do vírus mayaro. Acredita-se que a predominância da infecção seja subestimada, devido à extensa circulação de patógenos com quadro clínicos similares, como chikungunya, zika e dengue. 

"Muitos virologistas especialistas nessas viroses ressaltam que a próxima epidemia no Brasil pode ser do vírus mayaro e, portanto, torna-se necessário realizar um estudo epidemiológico para definir a real prevalência e incidência do vírus"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp