Saúde

Rio de Janeiro tem mais dois casos confirmados de gripe aviária

Wikimedia/Cláudio Dias Timm
Esse é o 10º caso de gripe aviária no estado  |   Bnews - Divulgação Wikimedia/Cláudio Dias Timm

Publicado em 19/06/2023, às 19h42   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O estado do Rio de Janeiro teve mais dois casos de gripe aviária (H5N1) confirmados pelo governo, em aves silvestres migratórias da espécie trinta-réis-de-bando, no bairro da Ilha do Governador, zona norte da capital, e em Angra dos Reis, litoral da Costa Verde. É o 10º caso da doença no estado, porém sem registro de pessoas contaminadas. Informações são da Agência Brasil.

As secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) orientam a população a não tocar em aves silvestres com sinais de doença. Em caso de suspeita, a população deve ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros ou comunicar imediatamente à unidade da Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental de seu município. O contato só pode ser feito por profissionais habilitados e com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos, mas sim pelo contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.

Dos dez casos registrados no estado, quatro foram em São João da Barra; dois em Niterói; um em Cabo Frio; dois na cidade do Rio de Janeiro; e um em Angra dos Reis. Técnicos da Vigilância em Saúde da SES-RJ ressaltam que não há motivo de preocupação para a população sobre epidemia de H5N1, pois até o momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp