Saúde

Saiba quais alimentos devem ou não ser consumidos para prevenção do câncer

Fernando Frazão/Agência Brasil
A nutricionista Josiane Paz destacou que é importante não excluir os carboidratos da dieta  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 09/10/2023, às 05h30 - Atualizado às 05h38


FacebookTwitterWhatsApp

A alimentação é um instrumento de enorme importância na vida do ser humano. Contudo, o grande desafio é saber como fazê-la da forma mais adequada e quais são os limites quando se deseja sair do padrão mais saudável.


Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Também é sabido que alguns alimentos podem favorecer o surgimento de algumas doenças e uma delas é o câncer, que pode acometer diversos órgãos do corpo humano. Dentro desse contexto, o BNews ouviu especialistas no assunto com o intuito de compreender os riscos da ingestão de alimentos industrializados, mas também saber quais alimentos ajudam ao não surgimento da enfermidade.


A nutricionista Isadora Godinho, membro da equipe da Neuro Integrada, revelou que apenas a ingestão de alimentos não é fator primordial para o desenvolvimento de câncer. “Sabemos que a questão genética e o estilo de vida que adotamos também influencia, porém, o estilo de vida é capaz de alterar os genes (podemos ativar ou silenciar os genes) com alimentação saudável, prática regular de atividade física, manejo do estresse, suplementação individualizada, entre outros. Mas todos que podem devem sim, consumir alimentos orgânicos e não transgênicos”, destacou Almeida.


A coordenadora de nutrição da AMO, especialista em oncologia, Josiane Paz, também reforçou que nenhum alimento é capaz de prevenir ou causar a doença. “A nutrição tem papel fundamental tanto na prevenção do câncer quanto na carcinogênese (processo de formação do câncer), mas é importante destacar que nenhum alimento isolado é capaz de prevenir ou causar a doença, o processo da carcinogênese é complexo e não envolve apenas um fator”, explicou.


“Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que determinados fatores da dieta, como o consumo frequente de alimentos defumados, ingestão de determinados corantes presentes em alimentos industrializados, a presença de praguicidas em frutas, verduras e legumes, relaciona-se com o surgimento de alguns cânceres”, acrescentou Paz.


Godinho aproveitou para citar os alimentos mais contaminados por agrotóxicos. “Alguns alimentos estão na lista dos mais contaminados por agrotóxicos: pimentão, morango, alface, tomate, cenoura, abacaxi, beterraba, mamão, laranja, pepino, mamão. E existem ainda, os alimentos considerados cancerígenos pela OMS: carnes processadas, carnes vermelhas, bebidas alcoólicas e o aspartame este ano entrou para lista como possível cancerígeno, então, devemos evitar”, salientou. 


A profissional também nos explicou de que forma os alimentos podem beneficiar o organismo a fim de que não se desenvolva o câncer. “Alguns alimentos têm o poder de proteger contra o câncer, mas eles sozinhos não fazem milagre. Alimentos in natura minimamente processados: frutas, verduras, legumes e leguminosas. Em destaque: alimentos funcionais ricos em antioxidantes como chá verde, tomate, melancia, goiaba (licopeno), frutas vermelhas e roxas (ricas em antioxidantes flavonoides), espinafre e couve (ricos em luteína e zeaxantina), peixes ricos em ômega 3 como salmão, e o gengibre que é rico em gingerol e a cúrcuma, rica em curcumina que é um composto fitoquímico encontrado no espécime Curcuma longa com potencial anti-inflamatório e antineoplásico vem sendo estudada como possível aliado anticâncer”, detalhou. 


Para concluir, Josiane revelou que os pacientes portadores de câncer devem manter uma dieta diversificada e rica sem restrições indevidas. “É fundamental que durante o tratamento oncológico o paciente tenha uma dieta equilibrada e variada, sem restrições desnecessárias. A base da alimentação deve ser de alimentos in natura e minimamente processados (como frutas, legumes, verduras, cereais). Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, é importante não excluir o carboidrato da dieta, pois ele é a principal fonte de energia para o corpo e ajuda diretamente as células da imunidade a desempenharem as suas funções”, disse. 


“Sendo assim, é importante consumi-lo diariamente. Sempre que possível dê preferência aos carboidratos complexos e integrais, presentes nas raízes, nos cereais integrais, pois eles são ricos em fibras (que auxiliam no funcionamento intestinal, ajudam na saciedade, no controle da absorção da glicose e gordura, além de desempenharem outras importantes funções no organismo)”, finalizou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp