Salvador

Vazamento de gás suspende atendimento na USF Bom Juá

Reprodução/ Google Maps
Oito profissionais passaram mal, apresentando náuseas, dores abdominais e ardência ou vermelhidão nos olhos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Google Maps

Publicado em 21/08/2019, às 18h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Servidores municipais tiveram que suspender os atendimentos aos usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) na comunidade do Bom Juá, nesta quarta-feira (21). Houve vazamento de gás e oito profissionais passaram mal, apresentando náuseas, dores abdominais e ardência ou vermelhidão nos olhos. 

A suspensão também tem como objetivo proteger os pacientes da USF. No dia anterior (20), um operário de uma empresa que realizou manutenção nos elevadores da unidade também necessitou de atendimento emergencial. Ele estava com os mesmos sintomas. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que, para garantir a segurança de servidores e usuários da USF Bom Juá, os atendimentos no posto foram suspensos após a constatação de vazamento de gás metano no local pelo Corpo de Bombeiros. “Engenheiros da SMS já encontram-se na unidade para apurar as causas externas da dispersão do produto liberado pela rede de esgoto e acionar os responsáveis para resolução do fato. Durante a suspensão temporária do funcionamento do posto, a comunidade seguirá sendo assistida no 18º Centro de Saúde Péricles Laranjeiras, na Fazenda Grande do Retiro”, afirmou o órgão.

Em uma carta aberta, os profissionais da USF Bom Juá relataram que a situação teve início na segunda-feira (19) e foi analisada pelo coordenador Ricardo Valle Gomes. “O forte odor oriundo de um possível vazamento de gás continuou afetando os trabalhos e causando a intoxicação dos servidores e pacientes que procuram diariamente aquela Unidade de Saúde”, contaram os trabalhadores. 

Segundo o diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Bruno Carianha, as ocorrências de perigos nas estruturas físicas da rede de saúde municipal têm prejudicado o atendimento à população. "Estamos recebendo diversas manifestações dos colegas preocupados com o que tem acontecido nas unidades de saúde. Riscos de desabamentos, insegurança e agora, vazamento de gás intoxicante. Notificamos todos os casos à Secretaria de Saúde e acompanhamos os encaminhamentos tomados pela gestão municipal", alertou Carianha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp