Saúde

Conferência Municipal debate desafios e avanços da saúde

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/04/2019, às 14h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O fortalecimento da Atenção Básica, a expansão dos serviços de acompanhamento e tratamento do pé-diabético e a construção de novas policlinicas regionais foram alguns dos temas debatidos nesta segunda-feira  (22), na Conferência Municipal de  Saúde de Cabaceiras do Paraguaçu.
O evento que é uma prévia para a Conferência Estadual que ocorrerá em junho, contou com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, do prefeito Abel Silva, e do presidente do Conselho Estadual da Saúde, Ricardo Mendonça.
"Este ano o governador Rui Costa irá inaugurar 12 novas policlinicas regionais e inicia a implantação de 200 salas para o tratamento do pé diabético e feridas complexas em todo o estado. O objetivo é reduzir o número de amputações decorrentes da falta de controle do diabetes, que entre 2010 e 2018, ocasionou mais de 6 mil amputações", ressalta o secretário.
Ainda de de acordo com Vilas-Boas, as amputações decorrentes de complicações do pé diabético constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, levando em conta as elevadas taxas de internação hospitalar. “Além do impacto social na vida do usuário e da alta mortalidade associada, as amputações estão relacionadas a altos custos diretos e indiretos para o sistema de saúde.
Dados do Sistema de Pactuação dos Indicadores (Sispacto) apontam que 25% das internações de pacientes na capital, por exemplo, poderiam ser prevenidas por serem condições sensíveis à Atenção Básica. Sem o adequado acompanhamento, o paciente diabético não realiza exames, não toma os medicamentos e acaba por ir a uma emergência de um hospital com o pé infectado que levará, possivelmente, à amputação de um dos membros”, afirma o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tagssaude