Saúde

Pesquisa descobre, por acaso, coquetel que rejuvenesce

[Pesquisa descobre, por acaso, coquetel que rejuvenesce]
13 de Setembro de 2019 às 23:16 Por: Arquivo/ Agência Brasil Por: Redação BNews 0comentários

Um estudo clínico em humanos apontou pela primeira vez que seria possível reverter a idade biológica do corpo. A combinação de três drogas, composta por dois remédios para diabetes (metformina e desidroepiandrosterona) e um hormônio de crescimento (HGH), foi responsável por “rejuvenescer” dois anos e meio a idade de nove voluntários, segundo a pesquisa publicada na revista científica Aging Cell.

A descoberta foi por acaso, já que o objetivo do estudo era saber se o uso do hormônio de crescimento para regenerar a glândula timo (essencial para o funcionamento do sistema imunológico) é seguro. Para os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, este é o primeiro ensaio clínico desenvolvido para reverter o envelhecimento.

“Eu esperava ver a desaceleração do relógio, mas não uma reversão. […] Isso pareceu meio futurista”, afirmou o geneticista Steve Horvath, um dos autores do estudo, à revista científica Nature.

Imagens feitas através de ressonância magnética mostraram que a gordura acumulada no timo foi substituída por tecido regenerado em sete participantes. Resultados de análises de sangue também revelaram que a contagem de células sanguíneas foi rejuvenescida em cada um dos participantes com o passar do tempo, o que acontece de forma contrária na vida normal. 

Os cientistas acreditam que a combinação das drogas é a responsável pelo rejuvenescimento. Segundo a Veja, o próximo passo é testar a descoberta em um número maior de pessoas, de diferentes faixas etárias, etnias e sexo.
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas