Saúde

Paciente da Bahia com coronavírus deve ser liberada nesta segunda-feira, afirma Rui Costa

Vagner Souza/ BNews
Ele destacou que o fato de a paciente ter seguido as recomendações da Secretaria de Saúde fez com que, até o momento, não houvesse transmissão do vírus  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 06/03/2020, às 18h13   Pedro Vilas Boas e Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) disse que, a partir de segunda-feira (9), a pessoa contaminada com coronavírus na Bahia deve ser liberada do isolamento domiciliar se estiver sem febre e gripe. A mulher é de Feira de Santana, retornou da Itália em 25 de fevereiro e apresentou sintomas no Brasil.

“O sinal de alerta [para o coronavírus] já estava ligado antes mesmo da aparição do primeiro caso. As rotinas e os métodos já haviam sido testados, inclusive, com os outros casos que deram negativo. A pessoa chegou da Itália e já veio com o vírus, mas os sintomas já passaram. A partir de segunda, já está liberada para suas atividades normais porque completou o ciclo do vírus, ela já não tem mais sintoma, não tem mais gripe, não tem mais febre [...] Segunda-feira ela vai ser examinada e, permanecendo sem nenhum sintoma, vai ser liberada para ter contato pessoal com outras pessoas”, explicou o governador.

Nesta sexta-feira (6), ele participou da posse da nova procuradora-geral do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Norma Angélica Cavalcanti. Rui destacou que o fato de a paciente ter seguido as recomendações da Secretaria de Saúde fez com que, até o momento, não houvesse transmissão do vírus. “Quanto mais a gente puder adiar a transmissão dentro do estado é um ponto importante. O problema é quando começa a ter transmissão interna”, alertou.

O governador aproveitou para tranquilizar a população, alegando que o coronavírus é igual a uma gripe. “O vírus nada mais é que uma gripe. É porque a gente está assustado, mas é apenas uma virose específica”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp