Saúde

Sesab alerta para o aumento de casos de Síndromes Respitatórias Agudas Graves em crianças na Bahia

SECOM/GOVBA
Sesab anuncia recomendações devido ao período crítico de maior transmissibilidade das viroses respiratórias  |   Bnews - Divulgação SECOM/GOVBA

Publicado em 02/06/2023, às 16h47   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) emitiu um alerta nesta sexta-feira (2) sobre o aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) na população pediátrica da Bahia. Em nota, a pasta anuncia recomendações sobre a adoção de medidas devido ao período crítico de maior transmissibilidade das viroses respiratórias.

Uma das recomendações é a ampliação da cobertura vacinal, tanto para as unidades de saúde quanto para a comunidade escolar e famílias. A pasta recomenda a ampliação do acesso à vacinação contra a influenza e Pneumocócica 10, especialmente para as crianças em vulnerabilidade social, com implementação de estratégias mais efetivas para a descentralização dos pontos de aplicação das vacinas nos territórios onde as pessoas moram e para a busca ativa de não vacinados.

Para as unidades de saúde, a estratégia é tornar obrigatório o uso da máscara de proteção por todos os pacientes acima de 2 (dois) anos, com sintomas respiratórios, bem como o seu visitante e/ou acompanhante, para acesso às dependências das unidades. Serão disponibilizadas máscaras cirúrgicas em caso de sintomáticos respiratórios, além da suspensão das visitas nas enfermarias e UTIs Pediátricas, ressaltando que pai, mãe ou responsável legal pela criança não é considerada visita.

Já a recomendação para a comunidade escolar e as famílias é de intensificação de medidas como higienização das mãos e impedimento de aglomerações; o afastamento das escolas, creches e similares de crianças com sintomas até melhora franca dos sintomas gripais; evitar que crianças frequentem shoppings centers, templos religiosos e ambientes fechados passíveis de aglomeração quando estiverem gripadas; e o monitoramento para a presença de sinais e sintomas gripais entre trabalhadores da comunidade escolar, que deverão ser afastados do ambiente escolar caso haja suspeita de estar com Influenza e/ou Covid-19.

Panorama

A Sesab detectou um crescimento progressivo e sustentado de casos de Síndrome Gripal (SG), Bronquiolite e SRAG, que causaram um aumento de internações em leitos clínicos e de UTI pediátrica por SRAG nas últimas semanas, acima do esperado para o período.

Outros fatos que vêm contribuindo para o aumento de internações são a prevalência do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Influenza B entre os patógenos respiratórios circulantes e a baixa cobertura vacinal na população pediátrica elegível, sobretudo das vacinas contra a Influenza e Pneumocócica, com percentuais de cobertura muito abaixo do recomendado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp