Saúde

Suspensão de cirurgias de transplantes de órgãos na Bahia deixa mais de mil pacientes na lista de espera; confira

Divulgação/Sesab
Inúmeras pessoas vivenciam dificuldades na Bahia, onde os serviços de transplante foram suspensos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 28/08/2023, às 17h29   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O transplante de coração do apresentador Faustão trouxe à tona a situação dos transplantes no país. Especialistas ressaltam que o Brasil possuir uma das maiores filas de espera do mundo, mas que tem conseguido atenuar essa situação. Apesar disso, inúmeras pessoas vivenciam dificuldades na Bahia, onde os serviços de transplante foram suspensos.

Conforme informações da Secretaria de Saúde do Estado, segundo o site De Olho na Saúde, o último transplante de coração foi realizado em janeiro de 2022, e até o momento, não há sequer uma lista de espera para esse tipo de intervenção. A suspensão do serviço ocorreu devido à pandemia de Covid-19.

O Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos em maior fila de transplante. Somente no último ano, mais de 25 mil cirurgias de transplante foram efetuadas no Brasil, conforme dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), abrangendo corações (359), córneas (13.980), rins (5.300) e medula óssea (3.990).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp