Saúde

Vacinas contra a Covid-19 deixadas por Bolsonaro quase sem validade são queimadas

Joilson César/BNews
Doses de vacinas contra a Covid-19 venceram sem serem utilizadas e precisaram ser incineradas  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 22/12/2023, às 09h10   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Desde o ano de 2021, o Brasil queimou R$ 1,4 bilhão em vacinas contra a Covid-19, valor que é referente a mais de 39 milhões de doses que venceram sem serem utilizadas e precisaram ser incineradas. Os dados são do governo federal e foram divulgag1 teve acesso.

A incineração de insumos médicos é investigada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que apura se houve improbidade administrativa .

Especialistas avaliam que o desperdídio é uma consequência da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que demorou para comprar e distribuir as doses, enquanto o político travava uma guerra contra as vacinas ao se recusar a se imunizar e espalhar desinformação.

O total de vacinas incineradas representa quase 5% do total comprado pelo país. O descarte de medicamentos vencidos é considerado comum, mas o índice apontado está acima do considerado aceitável de até 3%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp