Saúde

Vídeo: Agentes de saúde fazem protesto dentro da Secretaria Municipal

Dinaldo Silva/ BNews
O protesto é para cobrar da prefeitura o cumprimento da Emenda Constitucional 120/2022  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews
Lorena Abreu

por Lorena Abreu

[email protected]

Publicado em 07/10/2022, às 16h16 - Atualizado às 16h40


FacebookTwitterWhatsApp

Os agentes de saúde da prefeitura de Salvador fazem protesto dentro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Eles reivindicam do prefeito Bruno Reis, o cumprimento da Emenda Constitucional 120/2022, originária da PEC 9/2022, apresentada pelo deputado federal Valtenir Pereira (MDB-MT), que prevê o piso salarial nacional de dois salários mínimos para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, com os valores para a remuneração assegurados no Orçamento da União.

“O governo federal repassa mensalmente o dinheiro para a prefeitura pagar os nossos salários, mas o prefeito insiste em suprimir direitos nossos da lei municipal”, afirma Ivando Silva, funcionário da prefeitura e presidente da Ivando Antunes, Presidente da Associação dos Agentes de Saúde do Estado da Bahia  (AASA/BA). Segundo ele, “é responsabilidade da prefeitura pagar gratificações e incentivos que valorizem a categoria. A gente tem direito a anuênio, adicional de insalubridade, por causa dos produtos químicos com os quais a gente trabalha.”

Os agentes estão acampados em frente à sede da prefeitura há 23 dias. Ontem eles protestaram na sede da é a Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE). “A gente vai continuar fazendo essas mobilizações sempre que necessário”, reiterou Ivando.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp