Eleições / Eleições 2022

Fernando Haddad lidera primeira pesquisa Datafolha ao Governo de São Paulo; veja números

Filipe Araújo/Fotos Públicas
Petista, Fernando Haddad tem vantagem sobre principais adversários  |   Bnews - Divulgação Filipe Araújo/Fotos Públicas

Publicado em 18/08/2022, às 19h23 - Atualizado às 19h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira pesquisa realizada pelo instituto Datafolha ao Governo de São Paulo, após a homologação das candidaturas ao Palácio dos Bandeirantes e divulgada nesta quinta-feira (18), aponta Fernando Haddad (PT) na liderança da disputa, com 38% das intenções de voto.

No levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, o ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio Freitas (Republicanos), aparece com 16%. Já Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, tem 11%.

Ao todo, foram ouvidas 1.812 pessoas entre os dias 16 e 18 de agosto em 72 municípios do estado de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02170/2022.

A pesquisa é a primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto depois do fim do prazo de oficialização das candidaturas, na última segunda-feira (15).

Foram apresentados, além dos três primeiros colocados, os seguintes candidatos: Altino Júnior (PSTU), Carol Vigliar (Unidade Popular), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB) e Vinicius Poit (Novo).

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes que concorrem no pleito, Fernando Haddad aparece com 13% das intenções de voto. Tarcísio de Freitas aparece com 8% e, na sequência, com 3% vem Rodrigo Garcia.

Segundo turno

A pesquisa do Instituto Datafolha também realizou simulações de segundo turno. Nelas, Fernando Haddad (PT) aparece à frente tanto de Rodrigo Garcia (PSDB) quanto de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No primeiro cenário, quando petista e tucano são colocados frente a frente, Haddad tem 51% dos votos, contra 32% de Garcia. Brancos e nulos, por sua vez, representam 14%.

Em outro panorama, quando são postos na disputa Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas, o petista alcança 53% dos votos. O republicano tem 31% das intenções de voto. Brancos e nulos são 12%.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp