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Implantação de novos ônibus em Salvador divide opiniões

Publicado em 06/01/2015, às 06h16   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


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Com a chegada de 2015, os soteropolitanos puderam utilizar os 300 ônibus novos que passaram a circular na capital baiana. Os novos coletivos são divididos em três consórcios, Plataforma, Ótima e Salvador Norte, e identificados pelas cores amarela, verde e azul respectivamente trazem algumas mudanças na estrutura, que ainda não foram totalmente aprovadas pelos usuários e rodoviários. 
Uma das principais mudanças é em relação ao embarque e desembarque de passageiros. Diferente de todos os coletivos que circulavam no ano passado, nos novos ônibus, os usuários entram pela porta dianteira e saem pela traseira. 
Para a doméstica Cristiane das Virgens, a mudança tem causado transtorno na hora do desembarque. "Quando o ônibus está cheio, o motorista não sabe se todo mundo já desceu ou se ainda vai descer, e acaba fechando a porta antes", explicou ao Bocão News a mãe de família que sai de Plataforma todos os dias pela manhã em direção à Pituba. Já o motorista da linha, Robson Santos, compreende, mas acredita ser questão de costume. "Realmente, quando está cheio fica complicado de olhar lá atrás. Mas, isso é questão de tempo. Quando todo mundo se acostumar não vai ter mais nenhum problema", projetou. 
Porém, há quem não aprove o novo formato. "Eu não achei uma boa mudança. Nesses poucos dias que estão rodando, já vi muitas pessoas perderem o ponto porque não sabem exatamente onde descer e por ficar distante do motorista, não têm como pedir informação", justificou a estudante Paula Boto, de 18 anos, e que usa constantemente a linha Pernambués x Barra. Por outro lado, um cobrador que trabalha na região e não quis se identificar, ressaltou a melhoria na comunicação com o motorista. "De perto fica melhor para falar o que é necessário com o colega, mudar a bandeira e sem contar, que acaba com a famosa 'traseira'", brincou.
Até o final do mês de janeiro, cerca de 700 novos ônibus devem circular pela capital baiana. Em contratempo, a tarifa que era de R$ 2,80 no passado, passou a ser de R$ 3 junto com a implantação dos coletivos.  Toda a frota poderá ser identificada por novas cores. Cada uma das três bacias terá uma cor específica: o consórcio Plataforma, da bacia do Subúrbio, terá veículos amarelos; o consórcio Ótima (Jaguaribe), que irá circular na área chamada Miolo, será verde; já o consórcio Salvador Norte, que terá linhas na orla e Centro, será azul.
Os consórcios incluem companhias que fazem parte do sistema atual: o Plataforma conta com Axé, Boa Viagem, Joevanza e Praia Grande; o Ótima tem as empresas Modelo, São Cristóvão, RD, Expresso Vitória, União, Vitral, Transol e Triunfo, e o consórcio Salvador Norte tem BTU, Rio Vermelho, Verdemar e ODM Transportes (Ondina) e Central.
Publicada no dia 5 de janeiro de 2015, ás 09h48

Classificação Indicativa: Livre

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