Serviços

Suspensão da travessia das lanchas preocupa comerciantes, mas marinheiro alerta: "É melhor conservar vidas"

BNews
Ferry-boat opera normalmente durante esse período  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 10/07/2019, às 12h21   Aline Damazio


FacebookTwitterWhatsApp

A Travessia Salvador-Mar Grande, pelo quarto dia consecutivo, está com as operações suspensas. Sem previsão para voltar a funcionar devido às condições desfavoráveis de navegação na Baía de Todos os Santos, com ventos de até 50 km por hora e mar agitado, a situação preocupa comerciantes e usuários.

Para poupar tempo ou para um passeio com mais contato com a natureza, os motivos são variados apontados pelos usuários pela preferência por travessia. Nesta quarta-feira (10), a reportagem do BNews esteve no local e conversou com alguns usuários do sistema.

O taxista Ivo Costa, 47 anos, lamenta a suspensão do serviço por tanto tempo. “É muito mais rápido a travessia através da lancha. Apesar do acidente que aconteceu, há alguns anos, ainda vou de lancha a maioria das vezes quando vou à ilha. Mas, os ventos da maneira que estão, é melhor optar pela segurança e ir de ferry”, aponta.

Conforme a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astamab), os passageiros que precisam fazer o trajeto entre Salvador e Ilha de Itaparica podem utilizar o ferry-boat, que opera normalmente.

Os cerca de 40 marinheiros que trabalham no passeio de escuna e na travessia reclamam da falta de serviço, mas também lembram que a segurança de navegação é o mais importante. “Todos os dias estamos em nossos postos, mas os ventos estão fortes e o mar agitado, as lanchas devem ficar paradas mesmo. É melhor conservar as vidas”, afirma.

Outros profissionais que também reclamam da situação, são os comerciantes do Terminal Marítimo que amargam os prejuízos financeiros devido à queda de passageiros.  “Por dia, eu costumava faturar cerca de R$ 400. Nesses últimos dias, somente a metade, por volta de R$ 200. Até as lanchas voltarem a funcionar na totalidade e os passageiros voltarem como era antes da suspensão, tem que se conformar”, lamenta, a comerciante, Adriana Silva, 28 anos.

De acordo com funcionários Terminal marítimo Salvador, cerca de 2 a 4 mil pessoas utilizam o serviço da travessia Salvador-Mar Grande.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp