Serviços

Chuva intensa pode deixar motoristas no prejuízo

Imagem Chuva intensa pode deixar motoristas no prejuízo
Saiba o que qualquer seguradora de auto é obrigada a cobrir   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/05/2012, às 20h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A chuva que caiu em Salvador, desde o último sábado (19) e que durou toda manhã desta segunda-feira (21), trouxe muitos estragos para a população.

Várias ruas da capital baiana e região metropolitana ficaram alagadas e muitos motoristas foram pegos de surpresa por alagamentos e enxurradas. O que fazer nesses casos? Será que o seguro cobre?

Desde 2004, que a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza as operações de seguro, determinou que todos os planos básicos devem cobrir colisão, incêndio e roubo. A seguradora também se responsabiliza por submersão total ou parcial do veículo em água doce e até se ele estiver guardado no subsolo.
O valor da indenização é calculado em cima de uma tabela construída pela Fundação de Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE), feita pelo governo e todas seguradoras trabalham em cima dela.

"No caso de uma inundação é feito um orçamento na oficina. Se o prejuízo superar 75% do valor segurado é dado perda total do carro. Se menor, o cliente pagará o valor da franquia e receberá o benefício da seguradora", revela o empresário. Ele ainda ressaltou, que além de consertar o carro, a oficina deve dar uma garantia de seis meses ao cliente.

Segundo o empresário, qualquer seguradora cobre queda de raio, chuva de granizo, furacão, terremoto, inundação proveniente de água de chuva, queda de árvore, entre outros.


Dicas

Dirigir na chuva exige atenção redobrada do motorista. Por isso, o Bocão News pediu ao experiente piloto Vinícius Ribeiro Castro, 26 anos, que dirige profissionalmente desde 2004, para ajudar os nossos leitores. Confira as dicas do profissional que por três vezes participou do Rally dos Sertões, sendo campeão em 2008 na categoria Production. "Diante de um alagamento, muita gente acha que a opção ideal é dirigir em alta velocidade, mas a melhor saída é dirigir devagar e manter a velocidade constante", detalhou.

Dicas para atravessar um trecho alagado
-Redobrar a atenção
-Ligar os faróis para facilitar a visualização da via
-Dependendo do carro, colocar na primeira ou na segunda marcha.
-Se não tiver outro caminho, além daquele que está alagado, o motorista deve dirigir devagar e manter a velocidade constante. Acelerar desesperadamente pode danificar o motor.
-Desligar o ar condicionado, pois ele pode queimar em situações como essas.
-A faixa central da via é local mais indicado em casos como esses. Contudo, o motorista deve perceber se o nível de alagamento nas pistas laterais é alto.
-Não frear bruscamente nem fazer manobras perigosas.

Questionado sobre qual o melhor carro para dirigir em Salvador, exigente, ele não hesitou. "Um carro alto, que seja da altura do Eco Sport em diante. Um 4x4, se possível", brincou.

Fotos: Bocão News // Gilberto Júnior // Roberto Viana

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp