Serviços

Contribuintes se revoltam com atendimento na Receita Federal de Salvador

Imagem Contribuintes se revoltam com atendimento na Receita Federal de Salvador
Estagiária é escalada constantemente para conter a fúria do povo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/01/2014, às 16h09   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de, oficialmente, o horário de atendimento da Unidade da Receita Federal do Caminho das Árvores ser das 7h às 19h, na prática, é bem diferente. Geralmente, antes das 14h, ninguém mais pode retirar senhas para ser atendido. A reportagem do Bocão News visitou o local na tarde desta segunda-feira (6) e exatamente às 13h13 o atendimento foi suspenso. Não adiantou os contribuintes reclamarem. Os vigilantes fizeram uma barreira na porta da Receita Federal e, a partir de então, só entraram trabalhadores do local.

Menos de dez minutos após a fechada do portão, um aglomerado de pessoas já havia se juntado para cobrar explicações para a parada precoce no atendimento em plena segunda-feira.


Quatro seguranças se revezaram para conter os contribuintes revoltados com o impedimento de retirar as senhas para ser atendido. Questionado pela reportagem do Bocão News qual era o número de senhas distribuídas por dia para atendimento, um dos vigilantes não soube responder.

"Sei que tem um número máximo e quando chega ao limite para o atendimento. Só não sei qual é esse número máximo. Se ficarmos distribuindo senha até mais tarde, os funcionários podem ficar atendendo até 23h", respondeu o vigilante.

A super estagiária

Apesar de vários funcionários da Receita Federal assistirem de camarote a agonia dos contribuintes para tentar ser atendido, sobrou para a estagiária a missão de convencer e acalmar a fúria das pessoas que ainda tinham a esperança de conseguir uma senha.

Ás 13h13, assim que o portão fechou, um dos vigilantes anunciou quem poderia ser a luz no fim do túnel para os contribuintes. "Esperem um pouco que a estagiária já está descendo para explicar em cinco minutinhos".

Deu 13h30, 13h45, 14h e a super estagiária não apareceu. Exatamente às 14h15, a reportagem do Bocão News desistiu de aguardar a salvadora da pátria.

Na última sexta-feira (3), acostumada a ser colocada mais uma vez "no fogo" para acalmar os contribuintes, a estagiária mostrou desenvoltura, mas não conseguiu conter a fúria de quem tinha mais urgência em resolver as pendências com o Leão. "O senhor pode voltar na segunda às 7h em ponto, quando as senhas começam a ser distribuídas".

"O que eu quero saber é porque nos barram ao invés de nos deixar entrar. Não tem o menor sentido impedir a entrada  das pessoas desta forma. Na segunda-feira passada, falaram que às 7h em ponto começariam o atendimento, mas até 10h da manhã o sistema ficou fora do ar e isso aqui ficou um inferno", criticou um contribuinte.

O martírio dos contribuintes e a luta por um atendimento digno já tem dia e hora marcada: terça-feira (7), às 7h. Se o sistema deixar e as senhas, como num passe de mágicas, não acabarem.




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp