Ciência

Brasil atende a China e não exclui país na política de tecnologia 5G

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Uma portaria com as diretrizes do leilão devem ser publicadas ainda nesta sexta-feira (29), em uma edição extra do Diário Oficial da União  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 29/01/2021, às 18h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo brasileiro decidiu que não vai impor qualquer tipo de restrição aos chineses na política da tecnologia 5G no Brasil. Uma portaria com as diretrizes do leilão devem ser publicadas ainda nesta sexta-feira (29), em uma edição extra do Diário Oficial da União. As informações são da CNN Brasil.

Segundo a emissora, com a decisão, o Palácio do Planalto atende a uma das principais reivindicações da China em um momento em que os dois países se reaproximam. O país asiático tem ajudado o Brasil na tentativa de adiantar a exportação de insumos para a fabricação da vacina no Brasil.

Ainda de acordo com a CNN, a portaria deve apresentar uma série de contrapartidas que o Brasil vai exigir. Entre elas, uma que é considerada significativas é a que prevê a criação de uma rede privativa de segurança para a administração pública federal. Até nesse ponto não haverá qualquer restrição aos chineses.

Qualquer empresa poderá forcenecer o serviço, desde que haja compromissos de transparência e governança. Serão exigidos, inclusive, algumas medidas para melhorar a conectividade na Região Norte. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp