Ciência

Covid-19: Vídeos com recomendação da cloroquina ou ivermectina serão removidos pelo YouTube

Youtube
Os medicamentos não têm comprovação científica   |   Bnews - Divulgação Youtube

Publicado em 16/04/2021, às 11h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após atualizar as políticas de informações da plataforma, o YouTube vai remover qualquer vídeo que esteja recomendando o uso da cloroquina ou ivermectina para o tratamento da Covid-19.

O conteúdo que for flagrado realizando essas recomendações será retirado do ar e ainda receberá uma notificação por e-mail sobre a falta de veracidade na informação. Caso se repita, novos vídeos serão proibidos de subirem na plataforma por uma semana. Se houver novamente a infração, a conta pode ser excluída permanentemente.

De acordo com o YouTube, mais de 850 mil vídeos que violam essas políticas já foram removidos desde o início da pandemia. Entre outubro e dezembro do ano passado, mais de 9 milhões de conteúdos também foram retirados do ar, pois desrespeitaram as regras.

Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que a hidroxicloroquina não fosse usada como tratamento preventivo do coronavírus em uma publicação com as diretrizes. 

Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), juntamente o próprio fabricante da ivermectina, informou que o medicamento não é eficaz contra o vírus, indo contra a recomendação do presidente Bolsonaro (sem partido) que realiza campanha a favor do uso durante boa parte do ano passado e segue defendendo em 2021.

Apesar do governo federal ter adquirido e distribuído a medicação em diversos estados e municípios do país, em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde teve que retirar do ar um aplicativo que recomendava o medicamento sem comprovação científica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp