Ciência

Brasileira comanda pesquisa que mostra buraco negro em alta definição; veja imagem

Reprodução/TV Globo
Registro histórico utilizou inteligência de máquina para melhorar a primeira imagem divulgada em 2019  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 13/04/2023, às 17h17   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A divulgação da primeira imagem de um buraco negro, em 2019, era borrada e classificada como uma "rosquinha laranja difusa" pelos cientistas. Mas, nesta quinta-feira (13), um estudo liderado pela astrofísica brasileira Lia Medeiros revelou uma foto com maior definição e detalhes inéditos.


A imagem do M87*, como é chamado o buraco negro, foi fruto de um estudo realizado por Lia e outros cientistas membros do projeto de colaboração internacional Event Horizon Telescope - EHT (ou Telescópio do Horizonte de Eventos, em português).

A pesquisa extraiu os mesmos dados usados para a produção da imagem divulgada em 2019, mas melhorou a resolução ao utilizar algoritmos de reconstrução de imagem para preencher as lacunas nas observações originais.

Ao portal g1, Lia explicou que o primeiro registro foi essencial para aprender mais sobre o buraco negro, já que não pode estudá-los de perto. "Agora, com essa nova imagem mais nítida, vamos poder fazer novos testes da gravidade e aprender mais ainda sobre o que está acontecendo com a matéria ao redor do buraco negro", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp