Cientistas registram elementos de 'fantasmas' vistos durante tempestades; entenda

Divulgação | Freepik
Bnews - Divulgação Divulgação | Freepik
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 17/12/2023, às 07h44 - Atualizado às 08h16

Há cerca de quatro anos, em 2019, cientistas espanhóis ficaram intrigados com fenômenos que ocorriam no céu do mar mediterrâneo. A dúvida fez com que eles tentassem registrar o ocorrido para que pudessem estudar posteriormente.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Por meio de uma câmera especializada, os estudiosos conseguiram capturar o momento em que uma luz verde aparecia no topo de um redemoinho, cerca de 80 quilômetros acima do nível do mar.

Em estudo publicado, na última terça-feira (12), na revista Nature Communications, os cientistas revelaram que a cor esmeralda do 'fantasma' é resultado, em parte, do oxigênio, semelhante ao brilho verde das auroras; o nitrogênio também desempenha um papel. O principal responsável, entretanto, foi o ferro.

O evento luminoso transiente (TLE, na sigla em inglês), como são conhecidos, foram descritos pela primeira vez por cientistas em 1989. Eles podem incluir jatos azuis, que disparam para cima a partir de nuvens de tempestade, bem como relâmpagos atmosféricos superiores tingidos de vermelho que podem ter várias formas, como cenouras e águas-vivas, e são conhecidos como sprite.

Pesquisadora do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, María Passas-Varo explicou que os TLEs são como fogos de artifício e pouco se sabe definitivamente sobre eles. Ainda assim, pesquisadores disseram que não devem ser tiradas muitas conclusões a partir das descobertas do novo artigo.