Pesquisadores reconstituem a morte brutal de um jovem de 700 anos atrás

Getty Images
O jovem provavelmente foi atingido primeiro na frente, na parte superior da cabeça, por uma arma de lâmina, presumivelmente uma espada  |   Bnews - Divulgação Getty Images

Publicado em 06/01/2023, às 20h46   Camila Vieira

Um caso de um assassinato bem antigo está sendo elucidado por um grupo de pesquisadores italianos. Os cientistas descobriram, através de técnicas forenses bem atuais, que a vítima, um jovem de entre 19 e 24 anos que viveu há mais de 700 anos, foi golpeado na cabeça quatro vezes com uma espada.  O grupo descreve como usou scans de raios X em 3D, tomografia computadorizada e microscopia digital de precisão para entender melhor os eventos que levaram à morte do jovem medieval.

Os raios X, tomografia e microscopia digital permitiram que os pesquisadores criassem um crânio virtual, que ajudaria a revelar a provável sequência de fatos anteriores à morte. Além de deduzir a idade da vítima, os pesquisadores conseguiram inferir outras coisas. Devido à sua musculatura similar à de arqueiros, ele poderia estar habituado ao uso do arco e flecha desde tenra idade. A partir de uma ferida cicatrizada na testa, eles também supõem que o jovem tinha experiência anterior em guerra ou combate.

Examinando a localização e o ângulo das feridas no crânio, o jovem provavelmente foi atingido primeiro na frente, na parte superior da cabeça, por uma arma de lâmina, presumivelmente uma espada, enquanto enfrentava seu agressor. Como a ferida não era profunda, a vítima talvez tenha usado um escudo para desviar o golpe.

Como foram os golpes - Os pesquisadores descobriram que a vítima do assassinato provavelmente foi morta por quatro golpes de espada na cabeça; o primeiro causou um ferimento leve, mas os outros parecem tê-lo matado enquanto tentava fugir do ataque. Na parte de cima, atrás da cabeça, foi aplicado um quarto e derradeiro golpe – e a vítima estava morta. A profundidade da ferida sugere que o jovem já não estava mais tentando afastar seu agressor, e que o assassino estaria realmente determinado a matá-lo.