BNews Turismo

Baianas do acarajé se preparam para receber turistas da Copa

Bocão News
Workshop será realizado nesta terça-feira (09), às 9h, pelo secretário do Turismo Pedro Galvão no Centro de Convenções  |   Bnews - Divulgação Bocão News

Publicado em 09/06/2014, às 21h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A importância das baianas do acarajé no receptivo aos turistas durante a Copa do Mundo e festejos de São João da Bahia será discutida, em todos os seus aspectos, durante workshop a elas dirigido, nesta terça (10), no auditório Omolu, do Centro de Convenções, entre 9h e 13h.
Iniciativa da Secretaria do Turismo da Bahia, o encontro permitirá uma revisão final de normas e procedimentos que contribuem para que a simpatia das quituteiras esteja sempre aliada a um elevado nível de profissionalismo.

Foto: Bocão News
A abertura do workshop será feita, às 9h, pelo secretário do Turismo Pedro Galvão. Os palestrantes mostrarão que as baianas são um dos maiores ícones da cultura local, motivo do grande interesse e expectativa de turistas brasileiros e estrangeiros pelos quitutes. Além de produzir delícias, as mulheres quituteiras ganham destaque também por sua imagem símbolo da cultura local: é cada vez maior o número de visitantes que pede para fazer fotos e vídeos para arquivos pessoais ou uso nas redes sociais, o que requer pouco mais de tempo em cada atendimento.   
“O setor turístico tem contribuído na salvaguarda do ofício destas tradicionais quituteiras”, afirmou o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga. “Atuamos como aliados em defesa de um objetivo comum de valorização desta atividade”.
As baianas foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo governador Jaques Wagner, em 2012, e tiveram seu ofício incluso no livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer, do Ipac.
 Programação – Entre os palestrantes estão Rita Santos, presidente da Associação das Baianas do Acarajé e Mingau (Abam); a secretária estadual de Política para as Mulheres, Lúcia Barbosa; o superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Ailton Ferreira; e Antônio Roberto Pelegrino, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
Com informações da Secretaria de Turismo da Bahia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp