BNews Turismo

Aeroporto de Noronha intensifica manutenção em pista após Anac proibir pousos de aeronaves a jato

Divulgação/Seinfra
A operação para manutenção da pista do aeródromo do aeroporto teve início nesta sexta-feira (7)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Seinfra

Publicado em 08/10/2022, às 10h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibir pousos de aviões com motores a reação (turbojatos) no aeródromo do Aeroporto de Fernando de Noronha, a empresa Dix Empreendimento, responsável pela administração do local, decidiu intensificar as ações de manutenção tapa-buracos na pista do aeroporto. De acordo com o g1, a operação teve início nesta sexta-feira (7).

O governo federal, por meio da publicação de uma portaria no Diário Oficial da União, definiu a suspensão da operação de aviões como os Boeing, operados pela empresa Gol com um voo diário para Noronha, e os Embraer, utilizados pela companhia Azul, com quatro pousos por dia na ilha.

A medida foi tomada após a "verificação de risco à segurança das operações, dos passageiros e tripulantes”, de acordo com a Anac, não tem prazo de validade definido. Além disso, a agência aponta que a as operações de emergência médica ou de transporte de valores realizadas mediante prévia coordenação com o operador aeroportuário, bem como pousos de aeronaves turboélice estão entre as exceções da determinação.

A Dix Empreendimento explicou que um mapeamento diário está sendo realizado para identificar trincas no asfalto. Após a identificação desses defeitos na pista, segundo a empresa, é passado um selante nos locais e aplicado um composto, com o asfalto a frio, para fazer a junção. Ao fim do processo, os técnicos utilizam uma espécie de rolo compactador no asfalto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp