BNews Turismo

Após dois anos, fim da Itapemirim é marcado por salários atrasados e processos judiciais

Reprodução/Redes Sociais
Itapemirim teve uma carreira curta, de menos de seis meses em aeroportos pelo Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 17/12/2023, às 16h51   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Em 17 de dezembro de 2021, tripulantes que desembarcavam de um voo da Itapemirim Transportes Aéreos recebiam a notícia de que a companhia deixaria de voar. Com menos de seis meses de operação, a empresa, com projetos ambiciosos, viu-se envolvida em atrasos salariais, cortes no plano de saúde e um clima de incertezas. A reportagem é do portal Uol. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O penúltimo voo da Itapemirim, o 5339 de Brasília para Guarulhos, marcou-se por uma despedida emocionada do piloto à torre de controle. Após o pouso, a situação agravou-se quando os pilotos solicitaram uma escada para desembarque, mas a empresa prestadora de serviços em solo já havia cessado suas atividades devido à falta de pagamento. O registro radiofônico da despedida e da busca por uma escada revela o colapso operacional da companhia aérea.

Após o abandono dos tripulantes, sindicalistas do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) entraram em ação. Uma operação de resgate foi promovida, proporcionando deslocamentos pagos e diárias para os profissionais que ficaram dispersos pelo país. 

O SNA buscou alternativas junto às empresas aéreas para garantir voos gratuitos aos afetados. Enquanto isso, o fundador da Ita Transportes Aéreos, Sidnei Piva de Jesus, enfrenta uma série de processos judiciais, muitos deles relacionados a reembolsos não cumpridos e danos morais. 

A Justiça autorizou inclusive o arrombamento de sua residência em setembro para quitar dívidas com credores, enquanto a falência da empresa permanece suspensa, deixando funcionários e clientes na expectativa por valores reconhecidos pela Justiça.

Sidnei Piva de Jesus, é investigado pelo Ministério Público por suspeita de desvio de recursos da Itapemirim para lançar a empresa aérea. Desde então, ele é monitorado por meio de tornozeleira eletrônica por determinação da juíza Luciana Menezes Scorza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp