BNews Turismo

Atividades turísticas na Bahia mantêm tendência de crescimento em 2023, veja números

Divulgação / Setur-Ba
Estado da Bahia registrou um crescimento de 12,2%, enquanto o Brasil alcançou um aumento de 8,6%  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Setur-Ba

Publicado em 26/08/2023, às 14h44   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A partir do ano de 2021, as atividades relacionadas ao turismo na Bahia têm exibido índices que ultrapassam a média nacional, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante o primeiro semestre de 2023, o estado da Bahia registrou um crescimento de 12,2%, enquanto o Brasil alcançou um aumento de 8,6%.

Os dados referentes à atividade turística, coletados por organizações do setor, ratificam a posição de liderança do estado no âmbito do turismo nacional. Especificamente no segmento aéreo, que desempenha um papel crucial no fluxo de turistas, a Bahia ocupa uma posição de destaque em movimentação dentro das regiões Norte e Nordeste do país.

Durante o primeiro semestre deste ano, cerca de 4.918.479 passageiros atravessaram os aeroportos da Bahia, consolidando o estado como o principal ponto de ingresso de turistas internacionais nessas áreas, conforme informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"A nossa malha doméstica, hoje, é de melhor qualidade que a da pré-pandemia. Temos um hub de conexão da Gol, com mais destinos do que antes", reforça Júlio Ribas, CEO no Brasil da Vinci Airports, administradora do aeroporto de Salvador.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

No segmento de hotelaria, Salvador fechou o semestre com média de ocupação de 57,6%, acima do percentual de 2022. Já no mês de julho, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), a média de ocupação foi de 64%, considerada uma das melhores para este período.

"Aqui, no Grande Hotel da Barra, a ocupação foi muito boa no primeiro semestre e vem se mantendo no segundo também. Estimamos até que superou ou alcançou a de 2019", diz a gerente de relacionamento, Ivone Gorges.

O crescimento do setor turístico também impacta no mercado de trabalho. Em 2020, ano da pandemia, a Bahia perdeu 19.034 empregos de carteira assinada nas atividades turísticas. De janeiro de 2021 a junho de 2023, o setor já empregou mais de 26 mil trabalhadores, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

"A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) executa ações estratégicas voltadas para a consolidação da Bahia em posição de liderança no cenário brasileiro e temos colhido bons frutos desde a implementação do programa Viva Turismo Bahia, no pós-pandemia", comemora o titular da Setur, Maurício Bacelar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp