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Clientes da 123 milhas relatam prejuízo após compra de passagens aéreas e Procon é acionado

Reprodução / Site 123 Milhas
De acordo com o Procon, a empresa deve prestar esclarecimentos, até o dia 6 de setembro  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Site 123 Milhas

Publicado em 31/08/2022, às 08h10 - Atualizado às 08h11   Redação


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Planos frustrados de viagens de clientes que compraram passagens pela 123 Milhas fizeram o Programa de Proteção de Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) notificar a plataforma de viagens, nesta terça-feira (30).

São vários os relatos de clientes com passagens compradas no site que reclamam de cancelamento da viagem ou da falta de emissão de bilhetes nas redes sociais da 123 milhas. Somente no site Reclame Aqui há mais de 800 registros nos últimos dois dias de consumidores com o problema de cancelamento da viagem ou da falta de emissão de bilhetes.

De acordo com o Procon, a empresa deve prestar esclarecimentos, até o dia 6 de setembro, sobre as denúncias dos consumidores e enviar documentos que demonstrem a quantidade de pessoas afetadas, o plano de devolução dos valores pagos pelos clientes lesados e o envio de passagens e comunicados a eles.

A 123 Milhas ainda precisa detalhar as informações sobre os pacotes de viagens que oferece, especificando os serviços agregados em cada um, e demonstrar a viabilidade do cumprimento contratual do produto "PROMO" — tipo de promoção com flexibilidade nas datas de embarque e desembarque, mas de apenas um dia daquele escolhido.

O Procon também pediu que a empresa envie documentos que comprovem a divulgação usada nos últimos seis meses para a prestação de seus serviços (materiais impressos, mídias e/ou demais canais utilizados).

O órgão de defesa também quer que a plataforma comprove o funcionamento dos canais de atendimento para atender às demandas operacionais e financeiras dos consumidores.

Outro lado
A reportagem tenta contato com a plataforma, por meio das redes sociais, e aguarda um posicionamento.

Prejuízo
Uma recente reportagem do Uol mostrou o drama vivido por uma das clientes da 123 milhas. A administradora Renata Fortes, 28 anos, comprou em junho deste ano passagens para passar as férias na Espanha, com partida na próxima semana. Ao todo, ela gastou R$ 4.200 para ida e volta, de São Paulo a Madri.

Mas uma semana antes da viagem foi informada pela 123 Milhas que os bilhetes estavam sendo cancelados, porque ela não teria preenchido um formulário. No entanto, ela alega que o documento já havia sido enviado para a plataforma.

Renata comprou um tipo de promoção com flexibilidade nas datas de embarque e desembarque, mas de apenas um dia daquele escolhido — ou seja, o embarque dela estava marcado para 3 de setembro, mas poderia ocorrer no dia 2 ou 4. Com isso, ela acabou reservando hotéis e outros voos na Europa.

"Já gastei mais de R$ 10 mil em hotéis. E não recebi minhas passagens", afirma. Considerando os custos com os bilhetes, a perda é de R$ 14 mil.

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