BNews Turismo

Copa do Mundo: Saiba quais itens e atitudes podem levar à prisão de turistas no Catar

Divulgação / ekrem - Pixabay
Copa do Mundo de 2022 promete não ser tão prazerosa para os turistas  |   Bnews - Divulgação Divulgação / ekrem - Pixabay

Publicado em 16/11/2022, às 12h56   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A Copa do Mundo é um dos eventos mais aguardados pelas pessoas e costuma atrair milhares de turistas para os países sedes dos jogos. A edição de 2022, no Catar, não vai ser diferente, entretanto a experiência promete não ser tão prazerosa como em outras oportunidades, já que os Cataris possuem uma série de restrições, devido à religião, que são muito comuns em outras nações. 

Os turistas/torcedores que vão ao Catar para acompanhar a Copa do Mundo de 2022 foram avisados sobre vários itens e atitudes que são proibidos no país. Segundo o memorando oficial, os viajantes podem enfrentar pena de prisão caso sejam encontrados com itens ilegais. 

"Importar drogas, álcool, pornografia, produtos suínos, livros e materiais religiosos para o Catar é ilegal", diz o site do governo do Reino Unido Foreign Travel Advice (Conselhos de Viagem ao Estrangeiro).

A cerveja, queridinha dos brasileiros, só pode ser servida em locais designados, como dentro dos estádios durante as partidas, mas o consumo dela em outros lugares é proibido. 

"Xingar e fazer gestos grosseiros são considerados atos obscenos e os infratores podem ser presos e/ou deportados", continua o site. "Tome cuidado especial ao lidar com a polícia e outros funcionários".

Dentre os cuidados listados, evitar demonstrações públicas de intimidade e conselhos sobre a vestimenta das pessoas, são alguns dos mais importantes. 

"Você deve se vestir modestamente quando estiver em público, inclusive enquanto estiver dirigindo. As mulheres devem cobrir os ombros e evitar usar saias curtas", instrui o site.

"Tanto homens quanto mulheres são aconselhados a não usar shorts ou tops sem mangas ao ir a prédios governamentais, centros de saúde ou shoppings". 

A escolha do Catar como país sede da Copa do Mundo de 2022 gera controvérsias desde o momento que foi decidido, em 2010. A postura do estado em relação à homossexualidade e direitos humanos são dois dos fatores que mais geram polêmicas acerca do assunto. Muitos acreditam que os organizadores colocaram o lucro de um torneio dessa magnitude acima da humanidade. 

Há alguns dias, um embaixador da Copa do Mundo do Catar disse à rede de televisão alemã ZDF que a homossexualidade é "dano na mente".

Além disso, aproximadamente 12 a 15 mil pessoas morreram durante as obras do evento, afirma o New York Times. Para efeito de comparação, nove pessoas morreram durante a construção das infraestruturas das copas de 2010, 2014 e 2018. 

O ex-presidente da FIFA Joseph "Sepp" Blatter comentou que foi um "erro" escolher o Catar como país anfitrião: "Foi uma má escolha. E eu era responsável por isso como presidente na época", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp