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Freixo faz aceno a Bruno Reis e destaca importância de Salvador e do afroturismo para o Brasil

Joilson César // BNews
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo participou da Expo Carnaval no Centro de Convenções  |   Bnews - Divulgação Joilson César // BNews

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O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT), falou ao BNews sobre o setor em Salvador e no Brasil durante participação, na manhã desta sexta-feira (24), na abertura da Expor Carnaval 2023, no Centro de Convenções da capital baiana.

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Em conversa com jornalistas, Freixo parabenizou Salvador e acenou para a gestão municipal algumas vezes: "Parabéns a Salvador por tudo que tem feito. Salvador Capital Afro foi um sucesso absoluto. Parabéns ao Pedro Tourinho, parabéns ao prefeito Bruno. A gente está na Embratur desenvolvendo o afroturismo e Salvador está desenvolvendo um trabalho bem feito. É muito importante esse mês de novembro terminar dessa maneira e chegar aqui no eixo do Carnaval, que é o grande evento cultural brasileiro".

Freixo citou dados que mostram o desempenho positivo do Brasil em relação ao turismo internacional. "Em setembro a gente bateu recorde de arrecadação com o turismo internacional. Foram R$ 2,8 bilhões que entraram na economia brasileira. Vamos chegar ao fim do ano batendo recorde do período pré-pandemia. De janeiro a setembro, o Brasil arrecadou R$ 25 bilhões. Qual é a atividade econômica que gera, em 9 meses, R$ 25 bilhões, sem desmatar, sem destruir, gerando emprego e renda, além de alegria", comemorou. 

O presidente também falou sobre a importância de pensar e executar bem o Carnaval: "É um momento muito feliz estar ao lado do prefeito aqui em Salvador para que a gente possa pensar o afroturismo, pra que a gente possa pensar no Carnaval. Acho que o desafio é a gente fazer esse Carnaval ser um produto o ano inteiro. E não estou falando de Caranval fora de época, estou falando da possibilidade de um turista internacional visitar uma escola de samba no Rio durante a elaboração do enredo, durante a elaboração da fantasia, visitar os blocos afro de Salvador durante a preparação do Carnaval, durante a preparação das fantaisas. Temos que ver de que maneira transformar o Carnaval durante o ano, com esses artistas que muitas vezes ficam invisíveis, em um produto de qualidade. Acho que temos muita coisa boa pra fazer". 

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Marcelo Freixo afirmou que Salvador e a Bahia tiveram um destaque especial na promoção turística do Brasil no exterior: "A gente está promovendo o Brasil a partir do que a gente tem de bom. A gente colocou o afroturismo em todas as exposições, em toda promoção que a gente fez do Brasil. A Bahia e Salvador estiveram em tudo que fizemos fora. O Brasil não é só sol e praia. É também sol e pria, e Salvador é um exemplo disso, mas tem cultura, tem religiosidade, tem gastornimia, tem narureza. E quanto mais a gente divulgar a diversidade braileira, mais tempo esse turista internacional fica e isso é mais emprego e mais renda".

Freixo, porém, explicou porque o Brasil ainda está em desvantagem em relação a países da Europa e EUA quando o assunto é turismo internacional: "O Brasil é um país que está a uma distância muito significativa de grandes mercados como o europeu e o norte americano. O turista internacional, quando vai viajar, 80% deles leva em média 5 horas de viagem. Com esse tempo, você viaja pra a Europa inteira. Em cinco horas de viagem, saindo do Brasil, você está no meio do oceano. Temos uma realidade geográfica e temos que lidar com isso. Por isso, temos que ter uma inteligência de dados, qualidade de formação, divulgar pro mercado certo. É o que a gente está fazendo e os números são melhores do que em 2019, antes da pandemia. Então, é um bom momento e a gente tem que aproveitar".

Questionado sobre a suposta rivalidade entre grandes cidades brasileiras, como Salvador, Rio, São Paulo, Recife e Olinda, quando o assunto é Carnaval, Freixo foi enfático: "O segredo está na Expo Carnaval, é estar todo mundo junto pensando o Carnaval. Ninguém concorre com ninguém porque ninguém divide alegria, e a alegria é um produto brasileiro. Quando se pergunta ao estrangeiro o que ele mais gostou do Brasil, ele vai dizer o sol, a religiosidade, a naturza, mas em todas as pesquisas que nós fazemos os estrangerios também dizem: 'gostei da alegria do povo'".

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