BNews Turismo

Ministro do Turismo participa do lançamento de programa que deve gerar quatro milhões de empregos; confira

Roberto Castro e Lívia Nascimento/Ascom MTur
Programa de Aceleração do Crescimento beneficiará o turismo brasileiro  |   Bnews - Divulgação Roberto Castro e Lívia Nascimento/Ascom MTur

Publicado em 14/08/2023, às 15h52   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, se uniu ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula Silva, e outros ministros de Estado no lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro (RJ), na última sexta-feira (11). Com previsão de investimentos de cerca de R$ 1,7 trilhão e a criação de mais de 4 milhões de postos de trabalho em todo o país, o evento ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Governadores, parlamentares e prefeitos também marcaram presença nesse evento, que dividiu-se em nove eixos de atuação. O Novo PAC abrange diversas áreas, incluindo o "Transporte Eficiente e Sustentável", que contempla melhorias em aeroportos, rodovias, portos, ferrovias e hidrovias nas 27 Unidades da Federação.

Os aeroportos regionais receberão novas infraestruturas, com uma atenção especial às localidades de potencial turístico significativo, visando a conectividade entre cidades e regiões remotas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O ministro Celso Sabino destacou os benefícios do programa para o turismo. "O Novo PAC vai investir mais de R$ 1,7 trilhão, com recursos do Orçamento Geral da União, de bancos e empresas púbicas, da iniciativa privada e também de financiamentos. E vai beneficiar diretamente o turismo, com novos aeroportos, novas ferrovias e novas rodovias. Vamos juntos fazer do turismo um instrumento para a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável para nosso país".

Uma característica distintiva do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é o reforço na colaboração entre o governo federal, o setor privado, os estados, os municípios e os movimentos sociais. O propósito é fomentar oportunidades de emprego e renda, bem como mitigar disparidades sociais e regionais. Isso se dá por meio de um esforço coletivo e comprometido com a transição ecológica, a revitalização industrial, o desenvolvimento com inclusão social e a preservação do meio ambiente.

Em seu discurso, o presidente Lula destacou a intenção de o governo federal induzir o desenvolvimento sustentável. “Não há como pensar em qualquer forma de crescimento econômico, de geração de riqueza, que não seja de forma verde e sustentável. Já fomos rígidos do ponto de vista ambiental ao selecionar grandes obras do Novo PAC. Da mesma forma, seremos criteriosos nas análises de licenciamento ambiental” garantiu Lula.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp