BNews Turismo

Pedidos de cidadania por brasileiros geram 'sobrecarga' em cartórios italianos

Reprodução
Tais pedidos de cidadania geraram desconforto em autoridades italianas  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 15/02/2024, às 09h02


FacebookTwitterWhatsApp

Ao todo, são milhares pedidos de reconhecimento de cidadania feitos por brasileiros em cidades italianas. Segundo a imprensa local, só na região do Vêneto, na Itália, são mais de 150 mil pedidos. Devido a este cenário, o prefeito da cidade Val di Zoldo protestou contra a quantidade de pedidos ao estender uma bandeira brasileira na fachada da prefeitura. A ideia dele era se manifestar contra a 'sobrecarga' de pedidos recebidos pela cidade italiana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em Tribano, outra cidade italiana, o cartório está lotado, sendo até 100 procedimentos a cada 1,3 mil habitantes. Treviso e Vicenza também são cidades que recebem dezenas de pedidos por semana. Mas estes não foram os únicos locais afetados. De acordo com informações da imprensa local, outros municípios foram obrigados a contratar novos funcionários ou pagar hora extra aos funcionários.

Como funciona?

Em um primeiro momento, o pedido é levado ao Judiciário local. Após o reconhecimento do setor, é ordenado que a cidade de origem do ancestral do solicitante promova o reconhecimento de cidadania. Somente após esse processo é que os registros de nascimento e/ou casamento são emitidos.

De um modo geral, cada prefeitura municipal italiana tem 30 dias para encerrar as buscas e emitir a documentação. Apesar do tempo visto como 'razoável', é um precesso exaustivo e que consome muita energia dos funcionários. Vale lembrar que os esses procedimentos não são gratuitos, sendo cobrados valores de € 100 a € 2 mil, a depender do local para inciar e concluir todo o proceso.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (6):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp