BNews Turismo

Pilotos afirmam que TAP vai cancelar 400 voos até ao Natal

Divulgação
Em comunicado, o SPAC diz que a TAP afirma está preocupada com 40 Pilotos e 110 tripulantes de cabine que vão recorrer às licenças durante o período de Natal  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/11/2022, às 19h57   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) afirma que a TAP deverá cancelar 400 voos entre os meses de novembro e dezembro. Em comunicado, o SPAC diz que a TAP afirma está preocupada com 40 Pilotos e 110 tripulantes de cabine que vão recorrer às licenças durante o período de Natal, sendo esta uma tentativa de preparação da opinião pública para tornar plausível o cancelamento dos voos. No total a TAP conta com 1.200 pilotos.

Entre 15 de dezembro e 15 de janeiro, em média, por dia, há 110 tripulantes de cabina que já assinalaram à companhia que não vão estar a trabalhar. Este número ainda vai subir, tendo em conta que a data-limite para pedir licenças é dia 10 de novembro.

As licenças dos tripulantes de cabina dizem respeito a situações de maternidade, a assistência especial a filhos e a parentalidade. Ou seja, a estas licenças somam-se ainda os tripulantes que, entre 15 de dezembro e 15 de janeiro, se vão encontrar de férias, de folga ou de baixa médica. Em 2019, no ano pré-pandemia, a taxa de absentismo dos tripulantes de cabina rondou os 17%. A dos pilotos ficou em 9%.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp