BNews Turismo

Preço de hotéis em Portugal sobe 100% em dois anos; confira

Reprodução
Serviços ligados ao turismo estão entre os principais impulsionadores da alta inflação no país  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/09/2023, às 13h40   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à sua batalha contra uma das maiores inflações das últimas décadas, Portugal enfrenta um desafio significativo em relação aos preços, especialmente, relacionado ao setor de turismo. Os serviços ligados ao turismo estão entre os principais impulsionadores da alta inflação no país. Embora o aumento de preços esteja sendo impulsionado pela crescente chegada de turistas estrangeiros, isso pode resultar em aumentos recordes nos aluguéis para os residentes locais.

Desde o início de 2021, quando Portugal começou a reabrir seus serviços após a pandemia, até julho deste ano, os preços médios dos hotéis no país aumentaram em impressionantes 103%. Isso representou o maior aumento no setor em toda a União Europeia, de acordo com a Eurostat, a agência de estatísticas da UE. Para efeito de comparação, na Espanha, o aumento no mesmo período foi de 91%, na Itália foi de 55% e na Grécia, 49%.

Aumento recorde no aluguel

Apesar de os preços em alta na indústria do turismo refletirem principalmente o gasto dos visitantes estrangeiros, em vez dos próprios portugueses, eles têm um impacto significativo na vida doméstica. Isso ocorre porque o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) é usado para ajustar os aluguéis anualmente.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Em Portugal, todos os contratos de aluguel são ajustados anualmente com base no mesmo índice, que é sempre o IPC dos últimos 12 meses até agosto do ano anterior, com ajustes relacionados à habitação. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2024, o índice de reajuste dos aluguéis em Portugal será de 6,94% - a maior taxa de correção em 30 anos.

Recorde de reservas e invasão estrangeira

Em agosto, as reservas de hotéis em Portugal atingiram um recorde, de acordo com dados do World Hotel Index da plataforma SiteMinder, e 80% dessas reservas foram feitas por turistas estrangeiros. A demanda aumentou em 23% em comparação com os níveis de 2019, pré-pandemia, quando as reservas na hotelaria portuguesa já haviam alcançado seu recorde anterior.

A proporção de hóspedes estrangeiros em Portugal superou a de países vizinhos como Itália (77%), França (62%) e Espanha (56%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp