BNews Turismo

Produção de combustíveis sustentáveis teve resolução aprovada pela Comissão Latino-americana de aviação

Reprodução / Antônia Cruz - Agência Brasil
Desenvolvimento e uso de combustíveis sustentáveis é aprovado  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Antônia Cruz - Agência Brasil

Publicado em 28/03/2022, às 14h38   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A 24ª Assembleia Geral Ordinária da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC) aprovou a resolução que lista seus 22 Estados membros a considerar a criação de políticas regionais que incentivem programas de desenvolvimento para a produção e uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

A resolução contém uma proposta de medidas para isso: incentivar programas de produção de SAF (com garantias de empréstimos ou subvenções de capital próprio), apoiar a pesquisa e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos na produção de SAF para reduzir custos e criar um marco regulatório adequado para acelerar os investimentos.

"O trabalho alinhado indústria-governo é fundamental para alcançar políticas eficientes, ter segurança jurídica que permita investimentos, desenvolvimento de infraestrutura que gere competitividade. Pela ALTA, reiteramos nosso total apoio aos governos da região na implementação dessa resolução e na criação de pontes de trabalho colaborativo com o setor privado", afirmou José Ricardo Botelho, Diretor Executivo & CEO da ALTA.

Nesse sentido, em 24 de outubro de 2021, foi realizada, a 41ª Assembleia Geral Anual da Alta, em Bogotá, Colômbia. Durante a reunião, as companhias aéreas membros aprovaram por unanimidade uma resolução para trabalhar em conjunto para alcançar as emissões líquidas zero até 2050; evidenciando a necessidade de executar políticas eficazes e eficientes para a produção e desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de aviação em larga escala e custos competitivos.

Leia também:

Albinos da Ilha de Maré, na Bahia, enfrentam isolamento e lutam por atenção à saúde
Turismo enxerga novela Pantanal como oportunidade para aquecer o setor
Alta nos combustíveis faz Latam cobrar mais por bagagem e adiar lançamentos de novas rotas no Brasil

A ALTA maximizou seus interesses para apoiar seus membros na conquista deste objetivo ambicioso, mas claro.

Durante a reunião das autoridades de aviação civil em Montevidéu, que também inclui as mais altas autoridades da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), Ministro da Defesa do Uruguai, Ministro do Turismo do Equador, Subsecretário de Turismo do Uruguai, representantes de organização de aviação civil da África, países Árabes, Ásia, Estados Unidos e Europa.

Dentre outros participantes ilustres, o Diretor Jurídico da ALTA, Gonzalo Yelpo, apresentou os detalhes para implantação do sistema "book and claim", um mecanismo desenvolvido para a implementação de um mercado SAF transparente, mais eficiente que evita emissões de carbono derivadas do transporte de SAF.

Entre as vantagens apresentadas por Yelpo estão a facilitação da produção de SAF em regiões com menores custos de produção, minimização das emissões de carbono relacionadas ao transporte SAF ou matérias-primas, e restrições de volume SAF para compradores devido a restrições logísticas ou locais de produção enquanto cria novos empregos e oportunidades.

"Esse sistema tem potencial para acelerar o desenvolvimento de uma indústria de produção e distribuição de SAF na região. É importante considerar que a harmonização é novamente a chave, uma vez que a diversidade de regulamentos criaria maior carga administrativa para o setor e aumentaria a incerteza do mercado", expressou Gonzalo Yelpo, Diretor Jurídico da ALTA.
A ALTA possui um Comitê de Combustíveis que está trabalhando na implementação de diferentes iniciativas para agilizar e dimensionar a disponibilidade de SAF na região.
A equipe executiva da ALTA tem um firme compromisso de apoiar todos os seus membros na implementação de estratégias coerentes e eficientes para cuidar do meio ambiente a longo prazo, ao mesmo tempo em que não representa custos adicionais para o setor ou usuários.
A próxima reunião presencial deste comitê será de 14 a 16 de setembro de 2022 no Rio de Janeiro, Brasil.
Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp