BNews Turismo

Ruas de Paris acumulam 10 mil toneladas de lixo; saiba motivo

Pixabay
As lixeiras estão completamente cheias de lixo que impendem a passagem dos pedestres  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 20/03/2023, às 11h41   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos principais pontos turísticos do mundo, Paris está com dez mil toneladas de lixos acumuladas em suas ruas. Isso porque, os garis entraram em greve contra a reforma da Previdência do presidente liberal Emmanuel Macron.
Os profissionais da limpeza estão em greve desde segunda-feira (6), também houve bloqueio dos incineradores da cidade.
As lixeiras estão completamente cheias de lixo que impendem a passagem dos pedestres. As calçadas do Grands Boulevards, avenida que possui importantes lojas de departamentos estão cercadas de lixo.

Reforma da Previdência
Aprovada sem votação no Congresso francês, a reforma da Previdência vai aumentar a idade mínima legal para a aposentadoria, passando de 62 para 64 anos. Além disso, altera as regras para que o pensionista possa ter sua aposentadoria integral.
O governo recorreu ao artigo 49.3 da Constituição para dar a "canetada". A Secretaria da Segurança Pública ordenou que os garis retornassem ao trabalho, mas a categoria não acatou e manteve a paralisação.
Uma pesquisa de opinião realizada em fevereiro indica que 69% dos franceses são contrários à reforma. Os agentes da limpeza pública exigem com o governo, que segue inflexível a qualquer tipo de acordo.
Protestos no país
No último sábado (18), foram registrados protestos em toda a França, que reuniram milhares de pessoas de maneira aleatória ou sob convocação de centrais sindicais. Em Paris e em Nantes, protestantes queimaram lixeiras e entraram em conflito com a polícia, 76 pessoas foram detidas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp