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Turismo de criatividade estimula e valoriza ideias para novos negócios

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Em Gamboa, na Bahia, a Unesco-Sost Transcriativa traz o ‘Turismo de Capital Intelectual’ que estimula e valoriza ideias  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Transcriativa

Publicado em 21/10/2022, às 10h59   Redação BNews



A base da Unesco-Sost Transcriativa está sediada em uma comunidade quilombola na ilha paradisíaca de Gamboa, na Bahia, oferecendo um espaço para o que é chamado de Turismo de Capital Intelectual. O objetivo é unir o melhor da criatividade.

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O projeto foi fundado, segundo o iG, durante o ano de 2019, após uma viagem para pesquisa em 12 estados brasileiros, a fim de se reunir ideias sobre criatividade aplicada à geração de renda, diferenciação de negócios e geração de valor. A partir de conteúdos elaborados por meio dessas ideias, foi formado o projeto, assumindo assim a vertente de “Turismo de Capital Intelectual”.

Alex Lima, hunter da Unesco-Sost Transcriativa, explica ao iG Turismo que o Turismo de Capital Intelectual é “uma maneira de ver um novo nicho de mercado de turismo”. Segundo ele, isso se define como uma viagem de ganho de conhecimento – para estudos e para ter novas experiências -, assim como para uma forma de moradia. Tudo de maneira integrada.

“Ir à Miami para fazer compras não é Turismo de Capital Intelectual - e não desmerecendo - mas você ir para o sertão do Cariri, para estudar sobre o Patativa do Assaré, isso entra em um outro contexto”, diz.

Alex aponta que o objetivo é semelhante ao do Turismo Religioso, ou seja, ter novas experiências, vivência e, por meio delas, obter novos conhecimentos. “Não é simplesmente ir à praia para relaxar ou ir para Jurerê para aproveitar a noite. É viver uma experiência completamente diferente e com isso aprender sobre algo. Então, na base há uma vivência com inovação e criatividade. E é nesse tipo de aprendizado que a gente, mais do que vender uma diária, entrega uma experiência de Turismo de Capital Intelectual”.

Ele afirma que as pessoas estão se interessando em viver esse tipo de transformação, seja por meio de palestras, podcasts, entre outras opções. “Acredito nesse movimento de resgate da autoestima do brasileiro, como se fosse um gigantesco alarme para dizer que o próximo passo precisa da nossa criatividade”.

Na base do projeto existe toda uma fiscalização desse movimento, onde acontecem vivências criativas para empreendedores, empresários, profissionais liberais, nômades digitais, famílias que queiram passar um período em um ambiente agradável e enriquecedor.

“A base é uma forma de fisicalizar (tornar físico) esse comportamento do movimento que tem como objetivo final e absoluto a valorização da criatividade brasileira para o mundo”, conta Alex.

Classificação Indicativa: Livre

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