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Cargill faz investimento recorde e aumenta sua operação no Brasil

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Só em 2023, o investimento feito pela empresa atingiu R$ 2,6 bilhões  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

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Publicado em 29/04/2024, às 10h42



Só em 2023, o investimento feito pela Cargill no Brasil atingiu R$ 2,6 bilhões, número 116% maior do que o ano anterior. A atuação da empresa tem sido marcada por conectar aqueles que cultivam e produzem alimentos com quem comercializa e consome em todo o mundo. O investimento para fazer isso acontecer no Brasil, país onde a empresa atua desde 1965, passou dos R$ 6,9 bilhões nos últimos 5 anos.

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Marcado por uma supersafra de grãos, no ano de 2023 a receita operacional líquida da empresa no Brasil alcançou R$ 126,4 bilhões, mais um resultado recorde e ligeiramente maior do que o ano anterior quando a receita foi de R$ 125,8 bilhões. O lucro da Cargill no ano foi de R$ 2,5 bilhões, um aumento de 101% em relação ao lucro líquido do ano de 2022 (havia sido R$ 1,2 bilhão).


O volume total originado, processado e comercializado pela Cargill também cresceu para cerca de 51 milhões de toneladas, o que reforça a importância do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo.

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“O último ano foi marcado pelo nosso crescimento no País”, celebra Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil. “Para podermos atender nossos clientes, tanto o produtor rural quanto os clientes de demanda, seguimos investindo na eficiência das operações existentes, além de concluir uma importante aquisição, que permitiu aumentar nossa capacidade de produção de farelo, óleo e biocombustíveis, além de ingressar em alguns novos segmentos de mercado”, explica Sousa.


Patrimônio em números

A Cargill vem ampliando sua operação no Brasil nestes últimos 59 anos: são 29 fábricas, 75 armazéns, 7 terminais portuários, 2 centros de inovação, 1 centro de serviços compartilhados, 5 centros de distribuição, 14 escritórios comerciais e 4 escritórios corporativos.


Em 2023, a empresa concluiu a aquisição de três plantas de esmagamento de soja e produção de biodiesel em Anápolis (GO), Porto Nacional (TO) e Cachoeira do Sul (RS) e quatro armazéns localizados em Silvânia (GO), Porto Nacional, Marianópolis e Figueirópolis (TO).


O número que tem permitido a missão da empresa se tornar realidade é o total de profissionais que fazem parte do time da Cargill. Hoje, a Cargill conta com 13 mil profissionais em 15 estados e no Distrito Federal onde a empresa possui operação no Brasil.


Novidades dos negócios

Para o negócio agrícola da Cargill, a supersafra 22/23 e recuperação da quebra da safra anterior trouxeram bons números para a operação brasileira. Além disso, houve maior demanda da China e estabilização dos custos de matéria-prima.


Em sua divisão de Food Solutions, o destaque foi o lançamento dos adoçantes para consumidor final e B2B, com a chegada da Truvia, EverSweet® e ViaTech® ao Brasil. Os lançamentos marcaram a entrada da empresa no mercado nacional de adoçantes.


A família Elefante cresceu com o extrato de tomate na versão Cebola & Alho em uma nova embalagem plástica reutilizável de 300 gramas chegando aos pontos de venda. O chocolate Genuine, destinado ao mercado B2B, ganhou a versão Dark 65%. As novidades atendem aos novos perfis de consumo no Brasil e no mundo.


Em Nutrição Animal, a empresa se consolidou como um importante player em suplementação de pastagens para bovinos de corte e nutrição animal jovem. O ano foi marcado pelo avanço do portfólio de serviços e inovação, com destaque para o CattleView®, serviço que une Inteligência Artificial e monitoramento do gado para aumentar os índices de Bem-Estar Animal com uso de drones, além do lançamento do AgriWebb, software de gestão da pecuária a pasto inédito no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

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