Economia & Mercado

Especialista explica como profissionais podem transformar trabalho temporário em efetivo

Divulgação / Freepik
Pesquisa revela que 50% dos profissionais desempregados podem ter trabalho temporário como aliado  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 04/03/2024, às 10h07 - Atualizado às 10h10



O ano de 2024 promete ser um período de transformações para profissionais de diversas áreas que buscam novas perspectivas no mercado de trabalho e o trabalho temporário pode ser um aliado nessa busca. De acordo com o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 50% dos trabalhadores planejam buscar novas oportunidades de emprego ao longo deste ano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Conforme a pesquisa, a motivação desses profissionais está em encontrar oportunidades mais alinhadas com seus perfis e momentos de vida. Do total de entrevistados pela consultoria, 64% expressaram o desejo de trocar de empresa, permanecendo, no entanto, na mesma área de atuação, enquanto 36% manifestaram interesse em explorar novos campos, setores ou profissões.

Marcelo de Abreu, vice-presidente da Employer Recursos Humanos e diretor de Desenvolvimento Estratégico da Asserttem (Associação Brasileira de Trabalho Temporário), destaca que o trabalho temporário pode ser um aliado para aqueles que buscam realizar essas mudanças.

"Essa modalidade é uma porta de entrada para profissionais em busca de novos mercados ou para aqueles que desejam retomar suas carreiras", afirma Abreu. Ele acrescenta que, dependendo do desempenho do profissional, há a possibilidade de efetivação em uma nova posição.

A pesquisa ICRH revela que 86% dos profissionais que participaram da sondagem acreditam que a experiência de trabalhar como temporário em projetos especializados é positiva para o currículo. Entre as vantagens destacadas estão a aquisição de experiência, a expansão da rede de contatos, a oportunidade de efetivação, a flexibilidade e o contato com novas ferramentas.

A legislação atual permite contratos temporários de até 180 dias, podendo ser prorrogados por mais até 90 dias.

Dicas para transformar o trabalho temporário em efetivo

Para aqueles que veem no trabalho temporário uma oportunidade de conquistar uma posição efetiva, Marcelo de Abreu oferece algumas orientações:

Destaque-se: demonstre comprometimento, pontualidade e proatividade durante o período temporário, destacando-se como um profissional ativo e valioso para a empresa.

Converse com seu supervisor e demonstre interesse: busque entender a possibilidade de efetivação e manifeste interesse em permanecer na empresa de forma permanente.

Conheça a política da empresa: algumas empresas têm políticas claras sobre a efetivação de temporários. Familiarize-se com essas políticas e a cultura corporativa para entender as possibilidades.

Mantenha-se atualizado: demonstre interesse em aprender e crescer na empresa, esteja atento às oportunidades internas que possam surgir e busque desenvolver tanto as habilidades interpessoais quanto técnicas.

Direitos do Trabalhador Temporário 

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974 e Decreto 10.854/2021. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13o salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.    

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias.

A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.    

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp