Economia & Mercado

Vagas temporárias: Saiba como se destacar em uma entrevista de emprego

Divulgação / Freepik
Especialista dá dicas para quem vai encarar processos seletivos em busca de emprego  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 30/11/2023, às 05h30 - Atualizado às 05h30   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

É nesse período que as empresas começam a buscar profissionais temporários para atuarem no mercado. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima a abertura de 262 mil vagas temporárias nesse final de 2023, o que representa um aumento de 8,14% se comparado a 2022.  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Além da oportunidade de ocupação remunerada no período, há a possibilidade de efetivação desses funcionários, por grande parte das empresas. É o que explica a professora do curso de Administração da Unime, Ahiram Cardoso.

"As chances de se manter nas vagas, inicialmente dadas a um único período, é significativa e o candidato deve entender que os diferenciais poderão mantê-lo no posto de empregado. É válido demonstrar empolgação pela possível experiência e ressaltar as qualificações não tão técnicas, como as apresentadas normalmente em um currículo. Conhecer o perfil da empresa e da vaga vai ajudá-lo a apresentar, na entrevista, o que há de melhor em sua qualificação para ser selecionado no processo", destaca.  

Para auxiliar quem busca por novas oportunidades, a professora elenca seis dicas para se destacar na seleção:   

1 - Redes Sociais  

As redes sociais funcionam como uma janela onde é possível observar diversos horizontes e permitem a busca por vagas de emprego ou por caminhos para o desenvolvimento profissional. Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, possibilitam a criação de perfis moldados às tendências de mercado e, para isso, é necessário manter a atualização e manutenção constantes.    

2 - Preparo do currículo  

Preparar o currículo sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores. Um documento bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte dos empregadores e aumenta as chances de obter sucesso. É interessante priorizar a apresentação de habilidades e conhecimentos, para que o selecionador identifique as informações em destaque.    

3- Cadastramento do currículo em sites de recrutamento  

Com o currículo em mãos, o cadastro nos principais sites de seleção da região do candidato, além de sites de recrutamento nacionais, é uma estratégia válida que aumenta a possibilidade de conquistar um posto. É preciso ter atenção ao preenchimento das questões e acompanhar o status do processo seletivo nas plataformas.    

4 – Desenvolvimento de habilidades comportamentais  

Desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho, é um diferencial na hora de conquistar uma vaga.     

5- Preparação profissional  

Com diversas opções de profissões no mercado, o auxílio de um profissional qualificado, por meio de um teste vocacional, é ideal para conseguir descobrir as escolhas mais convenientes ao candidato, com base nas competências individuais. É interessante buscar ajuda de um especialista em RH ou psicólogo.   

6- Especialização em uma única área   

Quanto mais apropriação se mostra sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades que se abrirão no mercado de trabalho. Escolher um ramo de atuação e se especializar como tal torna o candidato indispensável para determinadas atribuições.  

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp