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Mercado: Conheça vantagens da gamificação em academias, segundo especialista

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"Gamificação deve ser encarada como ferramenta adicional para aprimorar satisfação dos alunos", diz especialista  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 24/04/2024, às 07h25 - Atualizado às 07h30


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Há diversas formas de entretenimento, entretanto, uma maneira que vem se destacando são os videogames. No Brasil, 70,1% das pessoas jogam independentemente do tipo de dispositivo, é o que aponta a Pesquisa Game Brasil, realizada pela Newzoo.

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Quando falamos de negócios, as principais oportunidades surgem das tendências, e essa noção também foi aplicada com os games.É o que esclarece Anderson Cichon, cofundador e CTO da Tecnofit, plataforma de gestão focada no segmento fitness e bem-estar, e desenvolvedor de software.

"Para ter resultados expressivos de produtividade e melhorar o aprendizado e o engajamento nas empresas, diversos negócios adotaram estratégias de gamificação, que consistem em sistemas tecnológicos, com conceitos do mundo dos games como, por exemplo, sistema de pontos e ranking com recompensa para quem se sair melhor. A tendência tem se mostrado um sucesso. Pesquisa da TalentLMS apontou que 89% dos entrevistados afirmaram que seriam mais produtivos se o trabalho fosse gamificado", diz Anderson , que é programador e criador de sistema digital que auxilia administradores de academias na gestão de alunos e professores.

Um local onde a gamificação tem ganhado força e apresentado grandes resultados é dentro do mundo fitness. Segundo o especialista, ao utilizar a gamificação em treinos em academia o gestor promove maior envolvimento dos alunos, maior frequência e melhor acompanhamento do progresso coletivo e individual, fidelidade do aluno a marca, atração de novos alunos e, logicamente, aumento da receita.

Mas como isso funciona em um ambiente de treinos físicos? "Há várias formas de aplicar o conceito dentro das academias, o gestor pode implementar um sistema de recompensas para o alcance de metas, tais como frequência, desempenho ou participação em programas e desafios específicos, como desafios de perda de peso, corridas, entre outros. Além disso, é possível estabelecer um sistema de níveis, no qual diversas atividades são pontuadas para alcançar diferentes patamares de condicionamento físico. Utilizando aplicativos interativos para monitorar esses avanços", ressalta.

Vale destacar o ponto dos aplicativos, afinal, a evolução da gamificação está intrinsecamente ligada aos avanços tecnológicos atuais. De acordo com Cichon, essas melhorias são visíveis especialmente quando novas ferramentas tecnológicas são aplicadas nesse contexto.

Por exemplo, nas academias, a fusão entre gamificação e tecnologia digital está ganhando destaque, permitindo a criação de dinâmicas baseadas no comportamento dos alunos.

"Além de um sistema de rankeamento, outra estratégia é oferecer, como recompensa, uma moeda virtual que pode ser trocada por recompensas especiais, como brindes, prêmios especiais, descontos nos serviços, produtos e uma variedade de benefícios que fazem sentido dentro do ecossistema do negócio. Esse tipo de ação é algo implementado em alguns sistemas de gestão que estão no mercado, como é o caso da Tecnofit", salienta.

Para ele, a implementação dessas estratégias pode significar uma virada de chave na performance do negócio, porém, é evidente que é preciso se atentar a alguns fatores antes de promover essas atividades. O primeiro passo é definir claramente os objetivos desejados, seja aumentar a frequência dos clientes, aprimorar o engajamento ou atingir metas específicas.

"Conhecer profundamente o público-alvo é essencial para criar experiências que sejam atrativas e relevantes para eles, além disso, é necessário garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com os objetivos de saúde e fitness dos participantes, proporcionando um valor real e significativo. O design das mecânicas deve ser intuitivo e visualmente atrativo para facilitar a participação e compreensão dos clientes", pontua.

E finaliza: "A gamificação deve ser encarada como uma ferramenta adicional, destinada a aprimorar a satisfação dos alunos e elevar as taxas de retenção, a aplicação adequada dessa estratégia pode proporcionar o diferencial que o negócio está precisando para se destacar".

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