Economia & Mercado

Mercado de TI gerará 800 mil novos postos de trabalho até 2025, aponta pesquisa

Divulgação
Setor tem oportunidades em segurança da informação, IA, arquitetura de nuvem e organização de TI  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 19/02/2024, às 08h22 - Atualizado às 08h26


FacebookTwitterWhatsApp

Um recente estudo realizado pelo Google em parceria com a Abstartups - Associação Brasileira de Startups, mostra os principais desafios do mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Segundo a pesquisa, o país terá um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O relatório aponta que, anualmente, 53 mil profissionais irão se formar entre 2021 e 2025, mas a demanda por novos talentos nesse período será de 800 mil, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia, a Brasscom.

A formação de profissionais na área tem se tornado cada vez mais urgente e necessária diante da escassez de mão de obra qualificada no setor. Para quem busca uma boa oportunidade, os maiores déficits de talentos estão nos departamentos de segurança da informação, Inteligência Artificial (IA), arquitetura de nuvem e organização de TI.

Foi de olho em uma dessas oportunidades que Gustavo Henrique de Oliveira, 18, ingressou no universo da programação a partir de um curso na SuperGeeks, escola de Programação e Robótica do Brasil. Hoje, o ex-aluno atua como Desenvolvedor Frontend Pleno, destaca-se por seu talento e espera ter uma carreira promissora na área de TI.

Gustavo estudou na unidade SuperGeeks de Itu por 4 anos. Conheceu a SuperGeeks por recomendação de sua psicóloga, iniciou sua jornada ao desenvolver jogos e, depois, integrou no universo web.

“O curso me apresentou a esse mundo da programação. As aulas sempre trazem ferramentas e informações extremamente úteis pro dia a dia, desde de atalhos, até ferramentas de edições, pixel art, entre outros. O curso de games, por exemplo, é extremamente completo e aborda conteúdos atualizados, com as principais ferramentas do mercado, assim como o curso de Web. A SuperGeeks foi o impulso para ele na programação, pois lhe deu muita base, inclusive para o que está utilizando atualmente em seu trabalho”, concluiu. 

Por meio de atividades ao longo do curso, os alunos podem ganhar experiência em desenvolver projetos, trabalhar em equipe, ter mais autonomia, capacidade de resolver problemas, senso crítico, concentração, interesse pelo conhecimento e visão empreendedora.

Confira algumas opções de cursos:

Curso Regular: Ensino de programação para crianças e adolescentes, voltada à criação de games, aplicativos e sistemas, usando ferramentas e linguagens em inglês para que o aluno conheça os termos técnicos e desenvolva afinidade pela língua.

MasterGeeks: Esse curso é direcionado especialmente para o adolescente que deseja entrar no mercado de TI, a fim de conquistar seu primeiro emprego na área ou até mesmo criar sua primeira Startup.

BootCamp: Ele é voltado para o público adulto e tem o objetivo de apresentar e introduzir o aluno ao mercado da tecnologia através da programação e do desenvolvimento de aplicações web. Com isso, o aluno não só saberá como atuar com as principais ferramentas desse setor, como também construirá um portfólio que o auxiliará a ter mais visibilidade que os seus potenciais concorrentes.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp