Economia & Mercado
Focados na criação de campanhas personalizadas, segmentadas e automatizadas com êxito, a maioria dos e-commerces está cada vez mais atenta à audiência, aos interesses e aos comportamentos dos consumidores. É o que aponta um levantamento da Dinamize, líder no mercado de tecnologia há 23 anos. O número de envios segmentados (através do marketing personalizado) de sua base é quase 90% maior do que os sem filtro algum (88,74%). Em 2019, antes de pandemia de covid-19, esse mesmo indicador chegou a 70%.
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Conteúdo personalizado gera mais engajamento
A taxa de abertura de mensagens com algum tipo de segmentação também chama atenção – é 33% maior do que as sem direcionamento. A pesquisa mostra também que e-mails automatizados com base no interesse do público geram 56% mais cliques em links em comparação com envios sem direcionamento. Em 2019, o número de cliques era de 35%.
Horários com mais interesse do público
Consolidado como um dos canais com maior ROI (Retorno sobre o Investimento) do mercado, o e-mail marketing continua sendo a chave para gerar vendas e reter clientes. No entanto, é preciso compreender quais os momentos certos para se comunicar com o público. O estudo evidencia que os dias da semana com as maiores taxas de abertura (18,11%) são terça, quarta e quinta-feira. Já o horário com maior visualização é às 13h (7.3%).
Base de contatos
A pesquisa apurou ainda o número de contatos válidos (que podem receber mensagens) versus inválidos (aqueles em que a caixa de e-mail ou o domínio não existem mais). O primeiro corresponde a 95% e o segundo, 4,5%. Em 2019, o número de e-mails inválidos era maior, de 7%. Os tipos mais comuns de erros de entrega são: bloqueio anti-spam, conta inacessível, caixa cheia e limite de envio para o servidor.
Já em relação aos principais domínios por participação de envio, destacam-se: Gmail.com (54.94%), Hotmail.com (25.32%) e Yahoo.com.br (6.2%). Por média de abertura: iCloud.com (42%), Uol.com.br (36.76%) e Gmail.com (20.87%). Já por média de erros: Terra.com.br (38%), Yahoo.com (27,5%) e Hotmail (9.49%).
“De modo geral, o levantamento destaca a importância de manter os consumidores engajados com a marca, privilegiando estratégias personalizadas. Em outras palavras, ações cada vez mais segmentadas correspondem ao melhor caminho para garantir receita recorrente”, conclui Jonatas Abbott, CEO da Dinamize.
Entre os benefícios pretendidos pelas empresas está, principalmente, o alcance de nichos específicos, antes não prospectados.
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